Últimas indefectivações

terça-feira, 3 de março de 2020

Um desfile de Carnaval e duas Taças

"O Benfica desfilou na Avenida da Liberdade, com um carro alegórico e os seus ciclistas

Nos dias 11 e 13 de Fevereiro de 1934, realizou-se na Avenida da Liberdade um desfile carnavalesco pela Comissão Central de Assistência de Lisboa. No desfile participaram alguns clubes desportivos com os seus carros alegóricos. Em disputa - como não podia deixar de ser, quando se fala de desporto - estavam 'valiosas taças e prémios de tentar, entre os quais (...) uma magnífica bicicleta para o ciclista que apresentar a máquina mais originalmente enfeitada'. A Taça Carnaval premiaria o clube que apresentasse maior número de ciclistas com as bicicletas ornamentadas e aos segundos seria entregue a Taça Nicolau-Trindade. Para o clube que mais reunisse a simpatia do público, estava reservada a Taça Assistência.
No domingo, dia 11, o programa das festas de Carnaval levou à Avenida da Liberdade cerca de 30 mil pessoas. Por volta das 15 horas começou a formar-se o corso, com duas ou três centenas de automóveis, equipas de ciclistas, cavaleiros e centenas de crianças mascaradas.
Apesar de todo o atractivo da festa, era a participação dos clubes desportivos que mais interesse despertava no público. Quando, finalmente, começaram a surgir os seus carros alegóricos, o entusiasmo crescente instalou-se na Avenida.
'É o Benfica!«, ouvia-se, 'e era... uma representação que tinha imponência, que tinha côr, que tinha movimento... Apetecia dizer: - É bonito, não é?... O carro do Benfica, o melhor, o mais importante de todo o «corso»,constituía como que um gráfico, em que se podia avaliar o movimento associativo do club. A águia simbólica sobressaia, imponente e majestosa, dos emblemas que se erguiam dos plintos colocados sobre o carro - e os atletas, muitos atletas, completavam a representação, berrante, numerosa, impressionante...'.
Na terça-feira de Carnaval repetiu-se o corso. Apesar do tempo nublado, assistiram ao desfile alguns milhares de pessoas. O júri atribuiu a Taça Carnaval ao Barreirense e a Taça Nicolau-Trindade ao Benfica. A votação para a Taça Assistência foi feita através dos bilhetes de entrada. O Benfica foi o claro vencedor, com 7987 votos, com larga vantagem face ao segundo classificado, o Sporting, com 1581 votos.
Antes de serem entregues, todos os prémios estiveram expostos nos 'baixos do Hotel Avenida Palace', onde puderam ser apreciados pelos público.
A Taça Assistência é uma das várias taças por votos que o Benfica conquistou ao longo da sua história. Saiba mais sobre as taças por votos na área 26 - Benfica Universal do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!