Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O essencial de onze meses de futebol

"No meu caso carrega Benfica! Carrega mesmo! Concretiza os sonhos de cada um de nós. Sabendo sempre que o Benfica nunca perde

1. O pontapé de saída já se multiplicou. E depois da goleada na Supertaça temos de acreditar que vamos viver uma época desportiva com resultados tão inesperados quanto surpreendentes! Em quase todos os estádios, mesmo nos estádios emprestados. Estamos igualmente em plena primeira jornada das duas competições profissionais. E das trinta e seis equipas que participam quinze são acima do Douro! E próximo do Tejo ou abaixo dele apenas catorze! E se olharmos para o Mondego serão vinte e uma acima desse Rio tão emblemático para mim, para os beirões, para Coimbra e para a Figueira da Foz. Que em cada Agosto me faz regressar à infância! Mas esta Liga também acolhe a Madeira e os Açores. Uma Liga NOS, mas do quase encolhida ao Atlântico! E o que constamos é que só o Benfica está envolvido nas três principais competições: Nas duas ligas profissionais (como Benfica B) e na Liga Revelação organizada pela FPF! Já que, nesta prova, o Futebol Cube do Porto não participa! Mas também já vivemos os primeiros jogos das fases de (pré) qualificação para as duas competições europeias. E, hoje mesmo, a Volta regressa ao Porto, e às suas margens, para um final em verdadeira apoteose. Mas centromo-nos no futebol. Neste Agosto temos as três primeiras jornadas e, no seu final, e antes de sabermos quem vai entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, teremos um Benfica - Futebol Clube do Porto. Depois da Supertaça Europeia que para a semana, e com uma arbitragem feminina, se disputará em Istambul. E vivendo a fase final do primeiro e intenso - a todos os níveis... - período de transferências. E com transacções de peso e transferências de largos milhões.

2. Em Setembro, para além do duplo regresso da Selecção Nacional - deslocações à Sérvia e à Lituânia -, viveremos as emoções das primeiras jornadas da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Mas importa ter desde já presente que a quarta jornada da Liga ocorre no primeiro dia de Setembro e só teremos futebol doméstico quinze dias depois. É a primeira grande pausa. Mas com Cristiano Ronaldo e Fernando Santos a chamarem, entre tantos nomes ilustres e de referência - mesmo longe -, a nossa atenção.

3. Chega Outubro e com ele a realização de eleições legislativas mas sem que os programas desportivos dos partidos políticos tenham qualquer interesse ou relevância mediática. O que fica para este mês são duas jornadas da fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa e uma nova pausa de quase quinze dias para os compromissos da nossa Selecção rumo à reconquista do Europeu. Com o determinante encontro com a Ucrânia!

4. Novembro pode - deve! - ser o mês do nosso apuramento directo para o singular Europeu 2020! Agora com uma pausa de cerca de dez dias nas competições internas e sempre com uma eliminatória da Taça de Portugal depois dos compromissos da Selecção. Já tinha ocorrido em Outubro e ocorre agora em Novembro com a realização dos jogos da quarta eliminatória da Taça rainha do futebol português.

5. Dezembro é o mês das classificações finais da fase de grupos da Liga dos Campeões e, logo, com os primeiras contas dos valores arrecadados. Que podem ser ou bem estimulantes ou bem perturbantes. Mas é o mês e que haverá, pela primeira vez nos últimos anos, uma justa pausa natalícia. A décima quarta jornada decorre no fim de semana de 14 de Dezembro e a décima quinta apenas a 5 de Janeiro de 2020! E, decerto, já com algumas chicotadas psicológicas ocorridas e com alguns lances polémicos do VAR  a serem vivamente dissecados. Havendo, no entanto, e em termos de jogo jogado - e não do múltiplo e diferenciado jogo falado! -, os oitavos de final da Taça de Portugal e jogos da fase de grupos da renovada e reconhecida Taça da Liga!

6. E entramos no ano Novo. E Janeiro já é o mês da disputa do dito campeão de Inverno, ou seja, e lá para o seu final, o momento da realização das meias-finais e da final da Taça da Liga. Com Braga a ser o centro e o epicentro! Mas antes teremos as emoções de o Sporting a receber o Porto e, poucos dias depois, receber o Benfica! A que acrescem os quartos de final da Taça de Portugal e, também, e naturalmente, o fecho do segundo período de intermediação de jogadores. Que ganhará uma dimensão específica já que estamos em ano de Europeu. E haverá alguns que se querem mostrar aos diferentes seleccionadores. Participar num Europeu é uma montra de efectiva valorização!

7. E chegaremos a Fevereiro. Aos oitavos de final da Liga dos Campeões e aos dezasseis avos de final da Liga Europa. E às meias-finais da Taça de Portugal. E com realização de quatro importantes jornadas da Liga, incluindo a ida do Benfica ao Dragão!

8. Em Março, e para além das jornadas da nossa Liga, e dos oitavos de final da Liga Europa, apenas está programada uma pausa para os play-off  de acesso ao Europeu. Como acredito que já estaremos apurados decerto teremos uma pausa nos finais desse mês de Março.

9. Abril é o mês do principio das grandes decisões. Internas e europeias. No seu final chegarão as meias-finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa e teremos cinco importantes jornadas das nosas Ligas.

10. Maio é o mês de todas as finais. A 17 a última jornada com um Benfica - Sporting. Uma semana depois a final da Taça de Portugal. A 27 a final da Liga Europa em Gdansk, na Polónia. Uma marcante cidade e referência na luta pela liberdade. E no dia 30 o regresso a Istambul, e a um bonito estádio para a final da Liga dos Campeões. E, assim, o futebol europeu escolhe Istambul para a Supertaça - na próxima quarta-feira! - e regressa a uma cidade marcante na história da Humanidade do Mediterrâneo mesmo nos finais de Maio de 2020!

11. E, depois das finais de clubes, Junho é o mês do Europeu de 2020. Com um formato especial e visitando diferentes cidades desta grande Europa. O que sabemos é que somos os campeões europeus em título. E o que sei é que estava em Paris, no emblemático Estádio, naquele 10 de Julho de 2016! Vibrei e chorei. Sofri e aplaudi. Abracei e fui abraçado. Beijei e fui beijado. E cantei, a plenos pulmões, a Portuguesa. E esse dia está sempre presente na minha - nossa - memória. E no futebol, como na vida, ter memória é bem importante. Já que ela nos ajuda a olhar o passado, a sentir o presente e a agarrar o futuro! Boa época desportiva 2019/2020! Nestes onze pontos. Já que o onze é o número, a essência, do Futebol!

12. Onze meses! Mas o décimo segundo jogador é fundamental. Ele é a essência da existência. Ele motiva e embala. No meu caso carrega Benfica! Carrega mesmo! Concretiza os sonhos de cada um de nós. Sabendo sempre que o Benfica nunca perde. De vez em quando não ganha! Mas hoje como ontem acreditamos mesmo! Em cada jogo! Em cada mês. E no final e afinal sorrimos!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!