Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de março de 2019

João Félix e os 120M

"Segundo consta a Juventus ofereceu 120M por João Félix. A primeira notícia surgiu num timing que sugeria uma velha tentativa de destabilização do Porto. Entretanto já se passaram uns dias e as notícias continuam. Talvez o interesse seja verdadeiro. Mas…

1. A maior transferência do mundo foi Neymar do Barcelona para o PSG por 222M. A segunda foi Mbappé do Monaco para o PSG por 180M. A terceira foi Philippe Coutinho do Liverpool para o Barcelona por 120M. João Félix iria automaticamente entrar para o pódio das maiores transferências mundiais de sempre.

2. Jogadores comparáveis.
- Mbappé tinha 18 anos e 58 jogos pelo Monaco quando custou 180M ao PSG.
- Ousmane Dembélé tinha 20 anos e 50 jogos pelo Dortmund quando custou 105M ao Barcelona.
- Frenkie de Jong tem 21 anos e mais de 70 jogos pelo Ajax. O Barcelona vai pagar 75M por ele.
- Thomas Lemar tinha 23 anos e mais de 120 jogos pelo Monaco quando custou 70M ao Atlético.
- Christian Pulisic tem 20 anos e quase 120 jogos pelo Dortmund. O Chelsea vai pagar 64M por ele
- Naby Keita tinha 23 anos e mais de 140 jogos pelo RedBull Salzburg e RB Leipzig quanto custou 60M ao Liverpool.
Estas são as maiores transferências mundiais pós-Neymar-no-PSG de jovens que tenham nascido em 1995 ou em diante. João Félix tem 19 anos e 28 jogos pelo Benfica. No final da época, se não se lesionar, vai andar nos 35-50 jogos

3. A questão do fair-play financeiro não se coloca. A Juventus pode. Conhecem aquele modelo de comprar barato, emprestar e vender caro que Luís Filipe Vieira vem andado a tentar implementar? A Juventus domina esse modelo. Há três anos vendeu Pogba e Morata por 105M e 30M, e ainda fez mais 40M noutros jogadores. Há dois anos vendeu Bonucci por 42M, Coman por 21M, Lemina por 17M e Zaza por 16M. Tendo feito mais 50M com outros jogadores. O ano passado voltou a superar os 100M em vendas com destaque para as vendas de 35M de Mattia Caldara e de 20M de Rolando Mandragora. No meio disto tudo ainda tem Gonzalo Higuaín por vender. Logo, sim, é possível a Juventus oferecer esse dinheiro todo por João Félix enquanto respeita o fair-play financeiro.

Em suma, tudo depende da avaliação que se faz do jogador. Se alguém pagar 120M por João Félix é porque acredita mesmo que ele tem potencial para vir a ser um dos melhores jogadores do mundo. Eu não sei se ele tem potencial para tal - acho que ninguém sabe na verdade, foram poucos jogos. Mas sei que vai ser um grande jogador.
Se vale os 120M nesta altura? O preço de algo é aquilo que alguém está disponível a pagar por ela. Mas eu olho para os jogadores comparáveis e não creio. Frankie de Jong ajudou a sua equipa apurar o Ajax ontem à noite para os quartos-de-final da Champions. Mbappé chegou às meias-finais pelo Monaco. João Félix ainda não provou nada na Europa e já ultrapassou a avaliação do Barcelona por de Jong. E digo isto com a certeza que João Félix mais tarde ou mais cedo vai provar algo na Europa. Mas já mostrou que vale 120M? Não, ainda não.
A verdade é que o Benfica não precisa de vender e o jogador também não deve ter pressa para sair depois de ver o que aconteceu com Renato Sanches, Gonçalo Guedes, André Silva e João Mário. O preço da cláusula dele é aquele. Há equipas desesperadas por talento. E se o clube não precisa de vender e o jogador não tem pressa de sair, a cláusula será o preço.
Para já, o ideal para as três partes (jogador, Benfica e comprador) é deixá-lo estar mais um ano na Luz. O negócio até se pode fazer já. Mas com mais um ano de empréstimo no Benfica. O João Félix ainda não tem o físico desenvolvido para jogar na Liga Inglesa ou na Liga Italiana. Se sair cedo demais, corre o risco de ser mais um Gonçalo Guedes. Isto tudo assumindo que alguém paga 120M por João Félix, o que para mim é surpreendente nesta fase. Se o Benfica chegar longe na Liga Europa, até acredito. De outra maneira, acho difícil que haja propostas nesse montante."


PS: O Benfica só tem que oferecer um novo contrato ao Félix, e subir a cláusula... Com a Selecção, o Europeu no próximo ano... e se tudo correr bem a Champions, os 120M são trocos!!!
A minha maior 'esperança' neste momento, são mesmo os jogadores!!! Creio que todos estes 'putos' querem jogar 'juntos' pelo menos mais uma época... Espero que exista clarividência!!!

2 comentários:

  1. Concordo com o Abidos, mas há um problema. Ou vários. Quem decide é o comprador mais o objecto de cobiça. Se o comprador pagar e o activo quiser nada o Benfica pode fazer.

    Mas… há sempre um mas… O Benfica pode aumentar a cláusula de rescisão. Pode, pois pode, desde que o activo e o seu empresário estejam de acordo. E estarão? Não sabemos. Por isso, a resolução do caso acaba sempre por estar nas mãos do jogador e do seu empresário.

    Na melhor das hipóteses, estará na capacidade da direção do Benfica convencer o empresário e o jogador das suas razões.

    ResponderEliminar
  2. A acrescentar ao que o anónimo das 14:55 disse e pegando na ultima frase do PS, diria que quando as "verdinhas" começam a rolar normalmente a clarividência é a primeira a cair.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!