Últimas indefectivações

sábado, 24 de janeiro de 2026

O manager «big man» terminou


"«Houston, we have a problem.»
A frase ficou na historia da cultura popular via o filme Apollo 13, embora não tenha sido exatamente assim que o astronauta Jack Swigert tenha comunicado… brevemente a Oitava vai descrever as cidades onde Portugal vai jogar este verão e a muito texana e gigante Houston vai ser uma delas.
Fazendo um transfer para a realidade do futebol em 2026, podemos anunciar «Managers, you have a big problem!».
Com base num editorial do FTimes, intitulado «A era do manager big man terminou», Ruben Amorim é naturalmente citado, mas os despedimentos de Maresca e Alonso logo em Janeiro reforçam a ideia de que o papel todo poderoso de Ferguson ou Wenger terminou.
Com a indústria em crescimento contínuo e as respetivas decisões empresariais a tornarem-se centrais, o head coach - leia -se o antigo manager - perdeu poder.
Southgate diz mesmo que foram as lutas de poder com os «fatos e gravatas» que provocaram a «mortandade» ocorrida neste início de ano. A matéria refere ainda que Liverpool, Brighton ou Brentford eram exemplo desta nova ordem, enquanto para Guardiola o essencial reside agora no scouting e descoberta de talentos.
Não foi notícia de primeira página, mas o cenário e o guião ja existiam em declarações de Luís Freire logo apos a saída do comando do Rio Ave. Managers, you have a big problem!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!