Últimas indefectivações

domingo, 1 de dezembro de 2024

Portugal conquista o mundo dos Esports: um feito histórico que merece reconhecimento


"Na antevisão ao Mundial de Esports, tinha aqui revelado que os objectivos definidos pela nossa direcção, em conjunto com a equipa técnica, era o top 4 em ambas as Selecções Nacionais, tanto a Masculina como a Feminina. As equipas portuguesas, demonstrando um talento e uma garra ímpares, conquistaram ambas um lugar no pódio, trazendo para casa duas medalhas: bronze para a seleção feminina e prata para a seleção masculina. Este resultado excepcional coloca Portugal entre os gigantes mundiais dos esports e comprova o potencial e a qualidade dos nossos atletas, sendo que Portugal integra um lote muito restrito de 3 países (em 144 participantes) que conseguiram 2 medalhas no Mundial.

Uma jornada memorável: superação, determinação e espírito de equipa
Esta caminhada das nossas seleções no Mundial de Esports foi marcada por momentos de superação, determinação e um forte espírito de equipa. Cada partida, cada vitória, cada conquista foi celebrada com emoção e orgulho por todos os que acompanharam a competição, e foi um deleite acompanhar as Selecções Nacionais ao vivo durante esta semana e meia de competição. Este percurso é o culminar de um ano inteiro de trabalho, dedicação e união, que uniu todos os intervenientes dos Esports em Portugal, desde os atletas aos clubes, passando pelos técnicos e a Federação, mas com o seu exponencial máximo nos fãs, que acompanharam de forma massiva as Selecções. Se havia necessidade de comprovar, creio que ficou cabalmente demonstrado que Portugal pode alcançar grandes feitos no panorama internacional dos esports, desde que haja trabalho sério, dedicação e, claro está, apoio tanto dos adeptos, como, e acima de tudo, das instituições públicas.

Um convite à celebração: reconhecer e inspirar as novas gerações
A conquista das medalhas de bronze e prata no Mundial de Esports é um momento de celebração para todos os portugueses. É um feito que merece ser reconhecido e enaltecido, não só pelo seu valor desportivo, mas também pelo seu impacto social e cultural. Os esports são uma modalidade em ascensão, que cativa cada vez mais jovens e que tem o poder de unir gerações. Acreditamos que a visibilidade alcançada pelas nossas seleções no Mundial irá inspirar novas gerações de atletas e contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos esports em Portugal.
No início de Outubro de 2024, o Parlamento Portugues votou o Projecto de Voto 327/XVI/1 de Saudação pela Vitória de João "JAfonso" Afonso na Esports World Cup, um feito fantástico conseguido pelo atleta nacional durante o passado verão. Esta foi a primeira vez que este tipo de celebração e reconhecimento público foram feitos oficialmente a um atleta de desportos electrónicos, e é mais um marco histórico para os esports nacionais. Este Projecto de Voto foi aprovado por unanimidade (!), o que me parece inteiramente justo e merecido, dado a magnitude do feito do atleta, e o facto de ter elevado o nome de Portugal ao mais alto nível.
Mas aqui parece-me igualmente importante que não haja dois pesos e duas medidas, e que os atletas das Selecções Nacionais Masculina e Feminina de CS2 sejam reconhecidos publicamente pelas instituições públicas, em virtude de terem conseguido as medalhas de prata e bronze no Mundial de Esports. Tratar-se-ia de um reconhecimento que, para além de ser da mais elementar justiça, enviaria um sinal claro de que Portugal está atento e aberto a este novo desporto, e colocaria Portugal na linha da frente também do ponto de vista político e desportivo.
Se olharmos para os nossos parceiros europeus, poderemos ver que a Polónia, por exemplo, que venceu a competição feminina, foi recebida pelo Presidente da República para congratular as atletas pelo feito alcançado. Já a Roménia, que venceu a competição masculina, foi recebida pelo Comité Olímpico Romeno que tem tido um papel fundamental em promover o reconhecimento oficial dos esports como uma actividade desportiva na Roménia. Os atletas da Suécia, Turquia, França e Alemanha, foram também reconhecidos publicamente, de uma forma ou de outra, pelas instituições públicas dos seus respectivos países. Em Portugal também já se fez esse reconhecimento noutras circunstâncias, portanto, deixo a questão: o que é necessário fazer para reconhecer as Selecções Nacionais de CS2?

Esports em Portugal: rumo a um futuro promissor
O sucesso das nossas seleções no Mundial é resultado de um trabalho imenso, de muita dedicação e reforça a necessidade de um maior investimento e apoio aos esports em Portugal. É fundamental que o Estado, os clubes, a Federação e todos os agentes do ecossistema trabalhem em conjunto para criar as condições necessárias para o desenvolvimento sustentável deste desporto, que é, queira-se ou não, o Desporto do Séc. XXI. Acreditamos que o reconhecimento e o apoio aos esports são essenciais para que Portugal continue a trilhar um caminho de sucesso no cenário internacional. E volto a reforçar que, para além do campo desportivo, há muito trabalho para fazer no âmbito da educação e inúmeras oportunidades na área do Turismo.

Parabéns, Campeões!
Nota final para os atletas e equipa técnica das Selecções Nacionais: o vosso talento, dedicação e espírito de equipa são um orgulho para o país, foi um prazer trabalhar lado a lado convosco este ano, e estou certo de que vamos continuar a elevar o nome de Portugal bem alto! Nunca esqueçam que, com transparência, seriedade e trabalho, não existem limites para o que podemos almejar atingir."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!