Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Síndrome de RDT


"É curioso ver o «desespero» do Benfica para negociar Julian Weigl neste mercado do verão europeu. De repente, tornou-se um jogador descartável e que não serve de todo para o futebol português.
O alemão nada mais é do que vítima e reflexo da desorganização instalada no clube da Luz nos últimos anos, dentro e fora das quatro linhas. A começar pelo próprio negócio: contratado a peso de ouro, sem uma avaliação mais aprofundada.
Passou pelas mãos de Bruno Lage, Jorge Jesus e Nelson Veríssimo, sempre esteve distante de ser indiscutível. Teve, sim, bons momentos. No geral, mesmo sendo acima da média para Portugal, não passou de um reforço mal aproveitado e subvalorizado.
Weigl não é caso virgem. Longe disso. O exemplo mais gritante é Raúl de Tomás. Também chegou como contratação de impacto, mas não conseguiu afirmação. Na verdade, recebeu pouquíssimas oportunidades para tal. Jogou em posições discutíveis, foi sendo esquecido e então empurrado para fora. Precisou sair para ter o valor e as características reconhecidas.
Pedrinho e Luca Waldschmidt vieram logo a seguir. Dois jogadores de ataque claramente com perfis distintos e atrativos dentro do grupo encarnado. O primeiro foi menosprezado praticamente desde o primeiro dia. Já o segundo chegou a justificar várias vezes o forte investimento, mas acabou por seguir o mesmo caminho: a porta dos fundos.
Sem muito mercado, especialmente por causa dos valores envolvidos, Weigl tem sido trabalhado (desde a temporada passada) de forma intensa - e injusta - para ser o próximo da fila. Muito mais por questões financeiras do que propriamente por motivos técnicos ou táticos. Simples assim."

2 comentários:

  1. O caso de nakagima ou Slimani são também exemplo de desaproveitar jogadores de qualidade.
    A desorganização e a busca por comissões em certos dirigentes guia o rumo da estratégia desportiva.

    ResponderEliminar
  2. Se tivesse havido uma avaliação aprofundada ter-se-iam apercebido que o jogador não tem condições técnicas e táticas para ser um médio defensivo e, desse modo, não podia vir para o Benfica. Como coloca a tónica no aperto financeiro, importa lembrar, que foi identificada por DSO, como uma mensagem ao mercado. É o jogador financeiro, mas o Benfica precisa é de jogadores de futebol. É o que está a voltar a acontecer e ainda bem.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!