Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

A pão e laranjas


"Fernando Matos Fernandes foi um desportista versátil, multifacetado e acarinhado pelo público em geral

Matos Fernandes era um rapaz tímido, mas persistente. Destacou-se numa prova de corta-mato e, quando o convidaram a ingressar no Benfica, pensou que 'se calhar, é mentira e foi uma brincadeira'. Mais tarde, ao ser convocado para se apresentar no Campo das Amoreiras e não tendo posses financeiras para a deslocação, decidiu 'ir a pé da escola, em Xabregas, até às Amoreiras'. Lá foram-lhe dados 'uns calções, uma camisola muito desbotada, umas alpargatas e um fato de treino cujas calças davam pela barriga das pernas'. Nos treinos, a correria era tanta, que por vezes Alberto Freitas, o seu treinador, o deixava 'a pão e laranjas'.
Na sua estreia pelo Clube, e ao perceber quem eram os adversários, pensou: 'Vai ser lindo... Sempre me meto em cada sarilho... Bem, alguma coisa se há de arranjar'. E arranjou, ganhou a prova, e foi o início de uma carreira de duas décadas, repleta de sucessos, tendo conquistado 40 recordes nacionais e 37 títulos de campeão nacional em 8 especialidades de atletismo diferentes.
Em 1951, o jornal L'Équipe organizou um torneio e convidou várias equipas europeias a participarem. A Matos Fernandes calhou a responsabilidade de disputar os 400 metros barreiras contra o campeão francês de corta-mato. Ao dirigir-se para a pista, ouviu alguém gritar 'Ó Matos Fernandes! Veja lá isso! Olhe que eu sou Benfica'. Matos Fernandes, que estava nervoso, mais nervoso ficou por ouvir um benfiquista em Paris. Depois... 'Não sei como foi. Ganhei a prova e no final da corrida esse benfiquista saltou para a pista e caiu-me nos braços com lágrimas de alegria'.
Em Agosto de 1953, teve lugar no Pavilhão da Feira Popular um sorteio para angariar fundos para o Estádio da Luz. Matos Fernandes e outros campeões nacionais participaram a vender senhas para o sorteio. Enquanto os atletas se esforçavam para vender os ingressos, Matos Fernandes foi o que conseguiu angariar a maior 'colheita de fundos com a cantilena. O Matos Fernandes vende os automóveis', e, claro, 'os visitantes deixavam-se levar na melodia... e os bilhetes desapareciam num ápice'. Um ano mais tarde, Matos Fernandes continuou no registo musical ao participar no Sarau Artístico no Pavilhão dos Desportos com a sua Orquestra Excêntrica, sendo um dos grandes sucessos.
Para conhecer mais da história do atletismo do Benfica, visite a área 3 - Orgulho Eclético, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Carla Freire, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!