Últimas indefectivações

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

SL Benfica | 3 problemas graves que urgem correção


"Após um mercado de transferências movimentado, com os encarnados a gastar uma quantia a rondar os 96,5 milhões de euros, e de grandes promessas feitas por Jorge Jesus, o que é certo é que o início de época do SL Benfica tem ficado um pouco aquém das expetativas.
O desaire frente ao PAOK resultou na perda dos 40 milhões de euros da fase de grupos da Champions e na venda de um dos jogadores mais queridos do universo benfiquista, Rúben Dias, para os ingleses do Manchester City FC, de modo a equilibrar os cofres da Luz.
Seguiram-se jogos de qualidade, com a equipa de Jorge Jesus a demonstrar um bom nível exibicional, até que chegou a partida do Bessa frente ao Boavista FC. As falhas defensivas, que até então iam sendo camufladas pelo poder ofensivo encarnado, foram expostas, tendo os lisboetas acabado por ser derrotados (e humilhados) por três bolas a zero.
A equipa de Jorge Jesus tem demonstrado lacunas graves, que, para um clube com as ambições do Benfica, podem ser fatais. Como tal, esta semana apresentamos três problemas graves que necessitam de ser urgentemente reparados por Jorge Jesus.

Problema central Com 16 golos sofridos em 11 partidas oficiais, a defensiva encarnada está longe dos seus melhores dias e a causa é, na minha opinião, bastante óbvia. A chegada de Otamendi veio fragilizar a defesa encarnada, que, por si só, já tinha algumas lacunas antes da chegada do argentino. 
Até à chegada do ex-jogador do Manchester City, o SL Benfica tinha sofrido três golos em três partidas; depois da sua chegada (e de jogar a titular em todas as partidas desde então), as “águias” contam já com 13 golos sofridos em oito jogos, sendo que o argentino cometeu uma grande penalidade frente ao SC Farense (que deu, indiretamente, origem a um lance de golo) e foi expulso a meio da primeira parte no jogo contra os Rangers, deixando a equipa com menos uma unidade durante mais de 70 minutos.
A dupla Otamendi-Vertonghen não irá resultar, e fará com que as “águias” estejam sempre mais perto de sofrer golos. Numa equipa que joga num bloco alto como o Benfica, é importante ter pelo menos um central rápido, capaz de ir buscar os adversários em velocidade, algo que acontecia quando jogava a dupla Rúben Dias-Vertonghen.
Como tal, Jesus deverá equacionar alternativas para fazer dupla com o belga, privilegiando Todibo e Jardel ao invés de Otamendi, que, na minha opinião, não tem qualidade para ser titular no Benfica.

Uma lateral direita muito curta Desde o fim da época 2016/2017, com a saída de Nélson Semedo, que a lateral direita encarnada nunca mais viu um lateral direito de topo. Por lá passaram inúmeros jogadores, mantendo-se sempre uma constante: ninguém consegue tirar o lugar a André Almeida, que, apesar de ser limitado, é um jogador que oferece algumas garantias a nível defensivo.
Pois bem, com a lesão grave que teve – tendo a sua época acabado -, o seu lugar fica agora à disposição, permanecendo no ar a dúvida de quem o irá agarrar definitivamente. Para já há dois candidatos para o mesmo, sendo eles Gilberto e Diogo Gonçalves.
Após ver ambos a jogar, penso que o lateral ideal será Diogo Gonçalves, não só pela sua velocidade, como também pela verticalidade e profundidade que dá ao jogo das “águias”, algo que Gilberto, pelo que demonstrou até agora, não consegue oferecer. Ambos terão de evoluir defensivamente, mas o alentejano está uns furos acima do brasileiro.
Gilberto é um jogador lento, que apresenta grandes dificuldades em preencher o corredor direito, e que demonstra alguma falta de noção em relação aos espaços que deve ocupar com e sem bola.

Do oito ao oitenta, não há transição defensiva que aguenta A grande lacuna do plantel do SL Benfica 2020/2021 é a ausência de um médio “box-to-box” puro, especialmente tendo em conta o sistema tático privilegiado por Jorge Jesus.
Adel Taarabt tem sido o homem escolhido para desempenhar esse papel – tendo sido substituído por Pizzi enquanto esteve lesionado -, e tem demonstrado que, apesar de ser um grande dinamizador ofensivamente, não consegue equilibrar a equipa no momento defensivo, deixando a equipa exposta regularmente.
Com o marroquino em campo, o Benfica tem capacidade para condicionar os adversários logo na primeira fase de construção, fruto da intensidade e da velocidade na reação à perda da bola que Taarabt imprime no jogo. O problema é que, quando os adversários conseguem ultrapassar essa pressão, a equipa do Benfica fica partida, deixando a defesa desamparada.
Além disso, o jogo posicional defensivo de Taarabt é bastante débil, algo que é ainda mais notório num meio campo a dois. Na minha opinião, deveria ser dada uma oportunidade a Chiquinho, que, na minha opinião, é um jogador capaz de oferecer mais equilíbrio ao SL Benfica. Há também rumores de que Gedson regressará em janeiro, pelo que, se for verdade, poderá ser um reforço interessante para Jesus."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!