Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Projecto exemplar


"No plano institucional, os últimos dias ficaram marcados pelo anúncio de atribuição do Keck Award 2020, no congresso do International Institute for Conservation realizado em Edimburgo, Escócia, ao Departamento de Reserva, Conservação e Restauro do Sport Lisboa e Benfica.
Esta distinção, que atesta a excelência do trabalho realizado pelo departamento, é uma atribuição inédita a um projeto português.
O International Institute for Conservation é reconhecido e respeitado mundialmente no setor, sendo estes prémios, entregues bienalmente, considerados como um instrumento muito relevante de promoção do entendimento e divulgação da profissão do conservador-restaurador.
Maria Inês Mata, coordenadora da Direção de Património Cultural do Clube, referiu que é uma honra receber este prémio e deu conta do seu significado para os profissionais do departamento: "O reconhecimento do nosso trabalho, por uma instituição com o relevo do IIC, motiva-nos a prosseguir, com rigor e criatividade, a missão de valorização do Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica."
O prémio foi atribuído uma semana após o décimo aniversário do Departamento de Reserva, Conservação e Restauro e do Centro de Documentação e Informação do Sport Lisboa e Benfica, cuja missão é preservar, valorizar e difundir o património histórico e cultural do Clube.
Estes departamentos são responsáveis por gerir um acervo desportivo que ronda os 35 000 objetos e um acervo documental vasto, constituído por documentação de biblioteca, arquivo e fotografia. Objetos e documentos que são símbolos associados às conquistas desportivas e que contribuem para a história do Sport Lisboa e Benfica ao fortalecerem a memória e identidade do Clube.
O trabalho desenvolvido por estes departamentos é essencial para o Museu Benfica – Cosme Damião, tendo sido criados, já com esse fim em vista, cerca de dois anos e meio antes da abertura de portas, em 2013, do muito laureado museu do Clube.
A preservação da memória benfiquista como forma de honrar a história do Clube para conhecimento e usufruto das gerações vindouras é cumprida diariamente através do trabalho notável dos profissionais destes departamentos, para benefício de todos os benfiquistas.
Trata-se de mais um projeto marcante e estruturante que distingue a profissionalização que o nosso Clube tem conhecido nas mais variadas áreas e, neste caso, honrando e promovendo a nossa história."

2 comentários:

  1. Isso é propaganda.
    Com isto o bigodes já deve ficar intranquilo:
    https://www.abola.pt/nnh/2020-11-11/benfica-eleicoes-oposicao-avanca-com-requerimento-para-contagem-dos-votos-fisico/867719

    ResponderEliminar
  2. bora para o marques festejar...enfim..o slb agora vive destas tretas...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!