Últimas indefectivações

domingo, 10 de novembro de 2019

Vermelhão: liderança confirmada...

Santa Clara 1 - 2 Benfica


Jogo muito parecido, com a partida em Moreira de Cónegos, apitada pelo mesmo ladrão! Reviravolta, desta vez a cerca de 15 minutos do final... em vez do golo nos descontos! Mesmo assim, não nos livrámos de mais 90 minutos de tensão cardíaca!!!
Primeira parte muito má, muitos passes falhados (acima da média... muito acima...), e como consequência praticamente não criámos desequilíbrios ofensivos, facilitando a tarefa do adversário, que defendia com muita agressividade, e saía em grande velocidade para o contra-ataque... Mesmo com bastante posse de bola, jogámos pouco!!! Mesmo assim o golo do Santa Clara, 'nasce' da bola ao poste do Seferovic (não estava fora-de-jogo...)!
No 2.º tempo melhorámos, com o Chiquinho mais atrás, ganhámos alguma criatividade, principalmente nos arranques com bola controlada do Chiquinho, que é dos poucos que tem capacidade de partir para o 'drible' para cima do adversário... E com o Vinícius, obrigámos o Santa Clara a recuar as linhas! É verdade que no início da 2.ª parte, as duas primeiras oportunidades foram dos Açorianos, mas em puro contra-ataque, foi notório imediatamente, que o Santa Clara a ganhar (1-0), ia recuar...
E com a equipa mais 'subida', duas recuperações altas, uma do Chiquinho (quem faz falta é o jogador do Santa Clara, que depois quando perde posição, simula uma agressão...), outro num erro do defesa da casa, demos a volta ao resultado, com justiça, mas longe de deslumbrar...
Ironicamente, e apesar das insuficiências claras, o Benfica deve este momento a liderança na Liga, à nossa organização colectiva, principalmente defensiva! Ainda hoje, ficou demonstrado que em muitos duelos defensivos, os nossos jogadores têm dificuldades 'atléticas' em acompanhar os adversários!!! Se o Benfica tem sofrido poucos golos no Tugão, é porque colectivamente temos estado relativamente bem... o próprio Ody não tem sido massacrado, hoje acabou por fazer duas boas defesas, uma num livre (manhoso) e outra numa escorregadela do Jardel...
Ofensivamente, aquilo que nos tem faltado são os rasgos individuais... o único jogador do plantel que tem capacidade de pegar na bola, e ultrapassar os defesas que lhe aparecerem pela frente, numa forma consistente, é o Rafa (e mesmo o Rafa, tem 'problemas' quando os defesas lhe 'encostam' o cabedal!)... Se o Tugão, tem muitas 'debilidades', onde os treinadores se 'excedem' é nos esquemas defensivos, somos de facto especialistas em 'autocarros', e para desmontar estes obstáculos, o jogo posicional ofensivo não é suficiente, temos que ter individualidades que fazem a diferença, que num momento para outro, conseguem desmontar o 'muro'... Sendo que no caso do Benfica, ainda temos o 'muro' dos apitadeitos para deitar 'abaixo', como hoje ficou bem visível em vários momentos, sendo o penalty não assinalado sobre o Cervi o ponto alto da roubalheira!!!
O Pizzi foi o MVP, com justiça, uma assistência e um golo... e mesmo na 1.ª parte, foi o que mais remou contra a maré... Os minutos 'poupados' na Europa, deram-lhe mais frescura para hoje!!!
Como já afirmei o Ody fez duas boas defesas, mas no golo do Santa Clara, tinha que ter saído a soco, aquela bola é do guarda-redes: o cruzamento foi tirado junto à linha lateral, o jogador que cruzou 'denunciou' o que ia fazer, a bola não 'saiu' alta, o jogador cabeceou já dentro da pequena área! O Ody tem melhorado nas saídas fora da área, mas ainda tem muito que melhorar nestas situações...
O Almeida voltou a provar que não está bem fisicamente... Bom jogo do Rúben, o Jardel sem um avançado 'fixo' para marcar, teve dificuldades... O Grimaldo a querer fazer 'demasiado' e depois esquece-se daquilo que é a sua função: aquela última bola nunca poderia passar!!!
A gestão do Gabriel nesta série de jogos, não foi a melhor. O Taarabt passou de titular indiscutível, e quase sempre um dos melhores em campo, para não utilizado! O Gabriel corre muito, na próxima sequência de jogos, tem que ser usado de forma mais inteligente... O Tino, foi substituído ao intervalo, num jogo onde quase tudo lhe saiu mal...
O Cervi sofreu o penalty que provavelmente daria o empate, mas também não foi das melhores prestações...
O Chiquinho, no meio de 4 ou 5 adversários, que batem em tudo o que mexe, tem muitas dificuldades... quando recuou, melhorou bastante. O Seferovic, foi com o Pizzi o melhor na 1.ª parte: desmarcou-se quase sempre bem, mas depois a bola não lhe chegava junto da área...
Boa entrada do Vinícius, com o golo, mas também ganhando alguns duelos físicos com os defesas...
Inacreditáveis nomeações dos apitadeiros, tanto o árbitro, como VAR!!! Ladrões assumidos...
O penalty sobre o Cervi é o lance mais óbvio, mas não foi o único...
A tolerância disciplinar com os jogadores do Santa Clara foi constante, o melhor exemplo, foi o corte com a Mão do Mamadu, que não levou Amarelo!!! Vi pelo menos duas 'tesouradas' sobre os nossos jogadores, algo que hoje em dia, a este nível é raríssimo, parecia que tínhamos voltando aos anos 90 com o André e companhia!!!
O anti-jogo começou cedo, tudo fez, para o jogar ter o máximo de paragens... a forma como supostamente 'recorria' ao VAR, quando nada o obrigava a fazer só para 'queimar' tempo, a forma como foi dialogar com o guarda-redes do Santa Clara, para não perder mais tempo, perdendo assim, ainda mais tempo, foi demasiado descarada!!! Um Ladrão, que deve ter ficado com azia...!!!
Quem também ficou com azia foi o Lagarto do João Henriques... vai mas é para o caralho!!!
O mais importante no Campeonato, são os três pontos, e o Benfica tem os conseguido, a jogar mais ou menos, ou a jogar mal... Nas vésperas de mais um 'intervalo longo' na Liga, a vitória hoje era fundamental, a nomeação da puta da confeiteira, é a prova disso mesmo! Vamos para 'descanso' na liderança, amanhã saberemos por quantos pontos!
Não acredito que nos próximos tempos, vamos ter uma melhoria significativa nos níveis exibicionais, agora só quando o Rafa regressar, ou quando se formos ao Mercado (duvido... a não ser um jogador do Fama!!!). Com os jogos da Champions pelo meio, no próximo ciclo, vamos ao Bessa e recebemos o Famalicão, não será um 'momento' mais decisivo, mas chegar a Janeiro com uma vantagem, nem que seja pequena, será muito bom... porque aí sim, teremos jogos decisivos! Em poucas jornadas, vamos jogar com os Guimarães, os Lagartos, os Corruptos e o Braga, praticamente tudo de seguida... e será nesta sequência, que muito se vai decidir, será importantíssimo chegar no topo da forma... de preferência já com o Rafa!!!
Até lá, os três pontos são o mais importante...

3 comentários:

  1. Caro Abidos,

    O penalti do Cervi é discutível. Vergonhoso seria não assinalar essa falta e marcar uma pretensa falta no nosso golo.

    Só mais uma coisa. Gosto de vir aqui ouvir o relato. Mas são quase sempre lagartos aziados a gritar os golos do Benfica. Não dá para seleccionar? E podias fazer a edição do som iniciando as jogadas dos golos com maior antecedência, para se perceber melhor o contexto. Muitas vezes os golos do Benfica "apanham" os comentadores a criticar o nosso jogo. Tem sempre piada. Fica a sugestão se possível.
    Abraço,

    CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

    NENÉ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim, no nosso 2º golo, ainda dizem que foi um brinde do César... a azia tolda-lhes o raciocínio...

      Eliminar
    2. Pois já eu tenho o entendimento de que o lance sobre o Cervi é penalty... Indiscutível!!! O jogador do Santa Clara entra Co impetuosidade e tenta tocar na bola... Só que a bola já lá não está!!!! É atinge o Cervi. É penalty aqui, como na China!!!

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!