Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Odgaard, o dinamarquês, a pedalar para os golos

"Avançado de 20 anos está cedido pelo Sassuolo ao Heerenveen Odgaard.

Assim mesmo, sem “E”.
O norueguês Martin Odegaard continua a encantar, agora com a camisola da Real Sociedad, mas desta vez o destaque vai para o dinamarquês Jens Odgaard, que recentemente até foi notícia no Maisfutebol por um fantástico golo de bicicleta ao serviço da selecção sub-21.
É caso para dizer que, aos 20 anos, o jovem avançado vai pedalando a um ritmo moderado pelo sinuoso caminho da afirmação. Como seria de esperar, está ainda a moldar a sua identidade, a nivelar a confiança, mas na presente temporada soma quatro golos em doze jogos pelo Heerenveen, clube ao qual foi emprestado pelo Sassuolo.
Natural de Hillerod, a cerca de 30 quilómetros da capital, Copenhaga, Jens começou a jogar no clube local, o HGI, mas em 2014 foi recrutado pelo Lyngby.
Tinha 17 anos (e 17 dias) quando fez a estreia pela equipa principal, em abril de 2016. O Lyngby estava então no segundo escalão dinamarquês, mas garantiu a promoção à elite, na qual Odgaard somou 17 jogos e quatro golos, em 2016/17
 Foi o suficiente para despertar o interesse de alguns dos principais emblemas europeus, mas foi o Inter a avançar desde logo para a contratação, a troco de dez milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 1,4 milhões de euros).
Não chegou a jogar pela equipa principal nerazzurra, mas festejou o título Primavera (sub-19) antes de ser vendido ao Sassuolo, com o Inter a ficar com opção de recompra válida até 2020 (dez milhões de euros no primeiro ano, quinze no segundo).
Condicionado por algumas lesões, fez apenas um jogo pelo Sassuolo em 2018/19, mas o empréstimo ao Heerenveen está a dar-lhe a possibilidade de jogar mais regularmente, e Jens começa a corresponder com golos.
Os 23 golos em 45 jogos pelas selecções jovens da Dinamarca servem também de cartão de visita, mas essa perspectiva pode ser redutora, tendo em conta a capacidade de trabalho. Odgaard percorre toda a frente de ataque: cai nas alas, abre espaços, usa a estampa física para dar luta aos defesas.
Mas também é justo dizer que Odgaard nasceu virado para a baliza. Até pela facilidade com que se vira para a mesma com a bola, para depois aplicar o forte pontapé de pé esquerdo.
Aos 20 anos ainda é natural que esteja a perceber a melhor forma de usar as suas armas, que esteja ainda a criar uma relação mais forte com a baliza, mas Jens Odgaard tem potencial para ser um avançado muito competente."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!