Últimas indefectivações

domingo, 26 de março de 2023

Gonçalo, o menino que começou a ser médio e agora marca golos como poucos


"Gonçalo Ramos saiu de Olhão em busca do sonho de um dia ser um jogador profissional. Hoje é o segundo melhor marcador do campeonato e brilha na Liga dos Campeões.
O rapaz algarvio começou a dar os primeiros toques em Olhão, na equipa local. Filho de Manuel Ramos, antigo jogador do Farense e do Salgueiros, o futebol sempre esteve nos genes da família. Aos oito anos, Gonçalo chegou às escolas do SC Olhanense com o sonho de, um dia, conseguir chegar a profissional. As escolas do SL Benfica de Loulé estavam ali ao virar da esquina, e era o primeiro passo para, mais tarde, conseguir ir até ao Seixal.
Dois foram os anos do jogador na escola do Benfica de Loulé, onde competiu na categoria de sub-11 e de sub-13, na altura como médio, já afirmou o próprio. Com a chegada ao Benfica, a seleção também acabou por acontecer naturalmente, com a primeira chamada a ser feita nos sub-17, no ano de 2017, onde efetuou nove jogos e marcou um golo. Rapidamente se percebeu que poderia estar ali um diamante, quer no Benfica, quer na seleção, e a chegada até aos sub-18 de Portugal aconteceu num “abrir e fechar de olhos”, onde fez apenas dois jogos e subiu até aos sub-19, em 2019.
No Benfica, o jogador, a cada época, assumia a titularidade de cada escalão onde jogava. Na época 2017/2018 começam a chegar os primeiros grandes números de Gonçalo, nos juvenis, com 18 jogos e 15 golos. O clube encarnado sabia que tinha um jovem com um potencial enorme, e era altura de lapidar o diamante. Na época seguinte, Gonçalo começou a jogar a médio ofensivo, mas já terminaria a época a avançado, e concentrava-se em três equipas, como era o caso da equipa B, sub-23 e juniores, mas fez mais jogos foi nos sub-19 encarnados, onde completou 35 jogos e 20 golos, o que não foi suficiente para evitar que o FC Porto conseguisse arrecadar o título de campeão nacional de juniores.
A estreia na equipa principal do Benfica surgiu a 21 de julho de 2020 na Vila das Aves, com uma vitória por 4-0, onde o jovem, na altura com 19 anos, marcou dois golos. A partir desse momento, o jogador começou a alternar entre a equipa secundária e a equipa principal dos encarnados, e curiosamente, na época 2020/2021 efetuou o mesmo número de jogos nas duas formações (12), na altura com o treinador Jorge Jesus a comandar as águias. A subida ao plantem principal do Benfica fez com a chegada aos sub-21 chegasse com naturalidade. A 12 de novembro de 2020 fez a estreia na equipa de Rui Jorge, numa vitória sobre a Bielorrússia por 3-0 e com um golo marcado nessa partida.
Na época 2021/2022, Gonçalo Ramos fica em definitivo na equipa principal do Benfica, e após a saída de Jorge Jesus e a entrada de Nélson Veríssimo, o jogador consegue a titularidade com o seu parceiro de ataque a ser o atual jogador do Liverpool FC, Darwin Nuñez. 46 foi o número de jogos efetuados na temporada transata, sendo importante para a excelente caminhada do Benfica na Liga dos Campeões, onde chegaram aos quartos de final da competição. Gonçalo Ramos marca mesmo em Anfield Road, na maior montra do futebol europeu. O avançado termina a época com oito golos e duas assistências em todas as competições.
Neste verão, Rui Costa contrata Roger Schmidt, um treinador conhecido pelo futebol ofensivo e pela aposta em alguns jovens da formação, e desde os amigáveis que se percebeu que quem ia começar a titular no ataque encarnado seria Gonçalo Ramos. O avançado entra a todo o gás na presente temporada, e é muito importante na entrada do Benfica na Liga dos Campeões, com três golos diante dos dinamarqueses do FC Midtjylland e um diante do FK Dínamo de Kiev, ajudando o clube da Luz no primeiro grande objetivo da época.
Gonçalo Ramos tem sido peça fundamental na equipa de Roger Schmidt, e nesta altura é o segundo melhor marcador do campeonato com 16 golos, só atrás do seu colega de equipa João Mário com 17 golos. Na Liga dos Campeões leva três golos marcados.
A chamada à seleção principal acontece, precisamente, na convocatória para o Mundial do Qatar, um sonho que, aos 21 anos, tornou-se concretizado. Ao pé de nomes como André Silva e Cristiano Ronaldo, não se esperava tarefa fácil para o jogador conseguir ter muitos minutos e ser escolha regular de Fernando Santos. O que é certo é que o jovem foi à luta e na estreia, no amigável frente à Nigéria, fez um golo e baralhou ainda mais as contas do selecionador nacional. Seguiu-se o Gana na primeira jornada do Mundial, onde entrou já perto do fim, conseguindo assim a estreia num campeonato do mundo.
O dia 7 de novembro de 2022 vai ficar para sempre na memória de Gonçalo Ramos. O jogador é titular na partida diante da Suíça nos oitavos de final da competição, tendo o árduo trabalho de substituir o capitão Cristiano Ronaldo, mas não se fez de rogado e consegue uma exibição de gala com três golos e o prémio de “Man of the ;atch”, levando a bola da partida para casa.
Foi o segundo jogador mais jovem de sempre em mundiais a fazer três golos numa partida a eliminar, só atrás da lenda Pelé. O jogador é também o jogador mais jovem de sempre a fazer três golos pela seleção nacional numa fase a eliminar, e é ainda o mais jovem de sempre a marcar em mundiais por Portugal, superando Cristiano Ronaldo, que com 22 anos, marcou no Mundial 2006, na Alemanha.
Ainda é apenas o início, mas Gonçalo Ramos promete uma carreira recheada de golos e de sucesso, e Portugal tem aqui um grande avançado para os próximos anos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!