Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Um Benfica de champanhe, mas sem pão


"Em 1981 o Liverpool foi campeão europeu após derrotar na final da antiga Taça dos Campeões Europeus o Real Madrid por 1-0. Foi uma tarde gloriosa na rica história do grande clube Inglês. Há lá coisa mais perfeita? Numa tarde de Maio encontrarem-se em Paris os "all-red" e os "all-white" e o clube que nunca caminhará sozinho atingir o ceptro mais cobiçado do velho continente. Foi tudo perfeito! Foi mesmo? Uma pessoa achou que não. É uma história já contada por vários jogadores do Liverpool: festejavam eles efusivamente a eterna conquista, quando entrou no balneário o seu ancião treinador Bob Pasley e com um ar muito sério dirigiu-se a eles:
"Meus senhores, os meus parabéns. Conquistaram o champanhe do futebol. Mas não vos quero deixar esquecer que ficaram em 5º lugar no campeonato. Vocês falharam no pão com manteiga. E de pouco vale o champanhe quando não há pão com manteiga. Por isso celebrem hoje. Amanhã voltamos ao trabalho".
Os jogadores do Liverpool perceberam a mensagem e foram tricampeões nacionais nos anos seguintes.
Isto tudo para dizer que, como canta Chico Buarque na sua música "Tanto Mar", foi bonita a festa, pá. Durante duas horas tivemos o Benfica no centro do universo futebolístico, a disputar o acesso às meias-finais da Liga dos Campeões contra uma das melhores equipas do mundo. O Benfica perdeu, de forma até natural dir-se-á, mas manteve o seu prestígio. E no dia seguinte foi tema de conversa em Inglaterra o ambiente fantástico que se viveu na Luz. Sessenta mil adeptos num enorme estádio a recordar à Europa e a si mesmos que pertencem à realeza europeia, que são de um clube com história, glória e lenda que rivaliza com todos os outros clubes e que não é por acaso que foi a única entidade fora das 5 principais Ligas europeias a chegar a este patamar.
Esta temporada tem muitas semelhanças a 2005/06. Também aí brilhámos na Europa chegando longe, derrotando pelo caminho Manchester United e Liverpool, tal como desta vez o fizemos com Barcelona e Ajax. São temporadas em que vivenciámos o champanhe do futebol. Mas o pão e manteiga...aí passámos fome.
A noite com o Liverpool revelou deficiências e defeitos, é certo. Mas o problema do Benfica não está nessa noite. Está em todos os outros dias. Está na derrota com o Braga. Está no 3º lugar. Está nas 5 derrotas em 6 jogos este ano contra Porto, Sporting e Braga. Está em mais um ano sem títulos. Está na ausência de liderança e de comunicação do presidente e seus dirigentes. Na falta de carisma do seu treinador. Na falta de aplicação dos seus jogadores nos jogos nacionais. Tal como Bob Pasley, é importante que desfrutemos, tenhamos orgulho no que fizemos na Europa, mas não nos deixemos iludir e mantenhamos o foco. Amanhã é dia de voltar ao trabalho.
O Benfica precisa de vencer os seus jogos até final do campeonato e precisa de dar tudo em Anfield. Provavelmente irá ser eliminado, mas neste momento não há nada a perder e tudo a ganhar. Recordemos os golos de Simão e Miccoli em 2006 e honremos os milhares de Benfiquistas que já estão de passaporte pronto para ir a Inglaterra apoiar o Glorioso.
Dizia outro treinador mítico do Liverpool, o histórico Bill Shankly que "há quem diga que o futebol é um jogo de vida ou de morte. Fico muito decepcionado com essa atitude. Posso assegurar que é muito, muito mais importante que isso".
Que o Benfica tenha essa atitude em todos os momentos e não apenas quando toca o hino da Champions..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!