Últimas indefectivações

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Pizzi


"Com o empréstimo, por meia época, a um clube turco, talvez tenha chegado ao fim a extraordinária carreira de Pizzi no Benfica. Veremos se regressa ou não para cumprir o último ano de contrato.
À 8.ª temporada no Benfica, levava 360 jogos em competições oficiais (18.º), 94 golos marcados (23.º) e 94 assistências para golo (1.º nas últimas 10 épocas). Foi campeão nacional 4 vezes, absolutamente preponderante em 3 desses títulos, titularíssimo com Rui Vitória e Bruno Lage.~
Se estes registos não forem suficientes para se aquilatar do fabuloso percurso de Pizzi no Benfica e a relevância do seu desempenho de águia ao peito, atente-se às estatísticas do actual estádio da Luz: Pizzi é o 2.º em jogos e assistências, o 3.º em golos. À luz das estatísticas, Pizzi é um dos grandes jogadores da história do Benfica, incluído, por certo, numa segunda linha de predestinados.
Os números podem não dizer tudo, mas também não mentem. Relativizando-os, o seu significado pode ser diminuído ou aumentado, até em simultâneo. E se é verdade que se pode argumentar que Pizzi atingiu estes registos numa era em que os melhores jogadores se aventuraram pelo estrangeiro e fazem carreiras curtas no Benfica (e no futebol português), não menos o é que a quantidade absurda de golos e assistências conseguida por Pizzi não é, ainda assim, suficiente para demonstrar o seu enorme impacto no sucesso benfiquista durante o período em que representou o clube. Om elevado IQ futebolístico apreende-se mais do que se quantifica, e Pizzi é dos jogadores mais inteligentes que vi jogar no nosso Benfica.
Tendo em conta o desempenho por temporada, é evidente que assistimos a um declínio acentuado de Pizzi no último ano e meio.
Será que a absurda reconversão em médio-centro anunciada e implementada por Jorge Jesus à chegada, sem aparentemente cuidar de observar o notável percurso do jogador em épocas anteriores, acelerou este desgaste? Terá, entretanto, expirado o seu prazo de validade? É possível que sim. E, se for essa a situação, é com naturalidade que a encaro. Estranho é o contentamento de muitos benfiquistas por este ocaso de Pizzi. Alguém desdenharia os 30 golos e 19 assistências de 2018/19? A resposta deveria ser óbvia, mas por razões insondáveis desconfio que não será bem assim. Que seja muito feliz na Turquia, obrigado!"

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!