Últimas indefectivações

sábado, 26 de junho de 2021

Porto de abrigo


"A realidade pacífica e a segurança que vivemos em Portugal é tão natural e intrínseca à nossa vida quotidiana que muitas vezes, quando espreitamos o mundo que nos rodeia através do ecrã da televisão, computador ou telemóvel, a pobreza, a violência e o sofrimento humanos parece-nos distante e torna difícil desenvolver empatia e compreender o que sentem aquelas pessoas. De vez em quando, uma imagem mais forte consegue atravessar todas essas barreiras e toca-nos de forma mais concreta, comunicando com os nossos sentimentos.
Por isso é difícil sequer imaginar o misto de aventura e terror por que os refugiados, verdadeiros sobreviventes, tiveram que passar no caminho que os trouxe até nós. Homens ou mulheres, adultos ou crianças, fugiram da morte certa para um caminho incerto, sem retorno e sem outro consolo que não o de partilhares perigos e destino com outros caminhantes, companheiros de infortúnio. Fugir para sobreviver, farejar perigos e escapatórias durante meses. Ouvir estórias remotas de sucessos e tragédias, acicatando os medos e procurando forças para os superar a cada dia até ao dia derradeiro em que de um lado do passo está um passado sombrio e doloroso e do outro um futuro ensolarado, feliz e seguro tantas e tantas vezes sonhado.
Porque é que falo disto a propósito do Dia Mundial do Refugiado e do trabalho da Fundação Benfica no projeto 'Welcome through Football' de acolhimento e integração de refugiados por Fundações de grandes clubes europeus com o apoio da Comissão Europeia? Para contextualizar bem a importância e o carácter humanitário desse trabalho e a relevância social do Sport Lisboa e Benfica ao criar e manter uma Fundação a quem os benfiquistas mandatam a solidariedade sem fim que brota dos nossos valores e da nossa Mística, fazendo deste imenso Benfica um verdadeiro porto de abrigo!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!