Últimas indefectivações

sábado, 26 de junho de 2021

Grimaldo, o lateral desequilibrador


"O debate em torno de Grimaldo nunca foi sobre a sua indiscutível qualidade. Todos os anos, o seu escalpe é um dos mais procurados pelos jogadores adversários. O que sempre suscitou discussão entre analistas e adeptos do Benfica foi o seu alegado incumprimento nas tarefas defensivas. Um debate desnecessários, já que Grimaldo oferece tanto à equipa que, no final do dia, o espanhol sai largamente favorecido no seu deve e haver.
Nesta entrevista ao programa da Sporttv, Grimaldo foi honesto e transparente na forma como admitiu que o sistema de três centrais e, consequentemente de cinco jogadores no momento defensivo, lhe permite ser ainda mais diferenciador a atacar sem prejuízo do espaço que deixa nas costas. A verdade é que Grimaldo, além de defesa, foi sempre um dos jogadores mais desequilibradores da liga portuguesa.
Cada acção de Grimaldo com bola é uma anestesia de técnica num couro rebelde que perde a vida própria que lhe é garantida pelas viagens assistidas de jogador para jogador.
Todas as épocas, o lateral-médio está entre os jogadores com mais passes para golo e acções potenciais de golo. È um desbloqueador de jogo e é dos mais decisivos do campeonato. Um transformador de jogadas, catalisador de perigo para os adversários.
Oferece uma diversidade de caraterísticas muito rara na liga portuguesa, devido à sua impar capacidade de jogar por fora ou por dentro do bloco adversário, com criatividade, com intuição a definir e, na sua fase terminal das jogadas, com a imensa qualidade a servir os companheiros.
A iniciar a sua sétima temporada no Benfica, o internacional sub-21 espanhol é uma das incontornáveis, figuras da equipa e da competição, em Portugal, com assistências e golos. Aliás, apenas na sua primeira temporada no clube, quando chegou a meio da época é que não houve golos com a patente de Grimaldo. Em cinco épocas completas no Benfica, apontou 13 golos. Não há muitos laterais assim."

José Marinho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!