Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Marco Silva: o treinador que falha objetivos e continua a subir na carreira

"O ex-Estoril Praia e Sporting é o novo líder da equipa técnica do Everton, da Liga Inglesa

O percurso de Marco Silva como treinador tem sido tudo menos calmo e tranquilo. Desde que pendurou as botas, em 2011, o lisboeta passou por vários clubes. Teve sucesso em alguns deles, mas, nos outros casos, falhou os objectivos a que se propôs. Assinou por três anos pelo Everton esta quinta-feira com o objectivo de ter "ambição, comprometimento e atitude", segundo o próprio em declarações ao site dos 'toffees'. A segunda destas três palavras, ainda assim, é a mais complicada de integrar na carreira de Marco Silva, técnico que tem um histórico de entrar em conflito com as direcções dos emblemas que representa.
Depois das três épocas de grande nível no Estoril Praia, clube que lhe diz muito e onde esteve quase dez anos como jogador e treinador, Marco Silva assinou pelo Sporting. Mas as coisas em Alvalade começaram logo com o pé esquerdo: em Agosto de 2014, foram instaurados processos disciplinares pelos leões a Marcos Rojo e Islam Slimani. Confrontado com a situação, Marco Silva mostrou o seu desagrado e negou qualquer tipo de culpa no que se passou. "Nem eu, nem os jogadores nem o Sporting queríamos que isto acontecesse. Era uma situação que ninguém queria. (...) O que se passou não teve nada a ver comigo. A decisão foi Sporting. Um decisão que teremos de assumir. Na parte técnica os jogadores não tiveram mau comportamento. De mim, vão sempre ouvir a verdade. Sobre este assunto o presidente falou e eu não vou comentar", disse Marco Silva aos jornalistas.
Na sequência de uma derrota pesada em Guimarães (3-0), Bruno de Carvalho criticou a equipa no Facebook. A relação entre os dois começou a ficar menos saudável e Marco Silva, novamente aos jornalistas, repreendeu o dirigente. "É balneário, quatro paredes, não falo, nem ninguém deve falar", referiu. Outro dos casos que demonstrou a diferença de visão entre treinador e direcção foi quando Marco Silva, em Novembro, disse que Bruno de Carvalho sabia o que o técnico pretendia para o mercado de inverno "desde Agosto". Quatro dias antes, o presidente verde e branco havia dito que "a SAD não está à procura de reforços". Bruno de Carvalho e Marco Silva continuaram de costas voltadas, mas a saída do treinador só se verificou no final da temporada, depois de um campeonato decepcionante e abaixo das expectativas e da conquista sofrida da Taça de Portugal.
Seguiu-se o Olympiacos, clube habituado a ter portugueses na frente da equipa técnica. A temporada correu bem e, como esperado, o conjunto de Marco Silva conquistou a Liga Grega e participou na Liga dos Campeões, chegando a bater o Arsenal por 3-2. Saiu no final de Junho de 2016 de forma surpreendente, visto que a temporada seguinte estava prestes a começar, e alegou "razões pessoais". A imprensa grega garantiu que Marco Silva abandonou o Olympiacos em conflito com a direcção, que sentiu que o técnico "não estaria 100% comprometido com o clube", principalmente no que diz respeito a objectivos nas competições europeias.
Em Janeiro de 2017, Marco Silva pegou na equipa do Hull City com a meta de conseguir a permanência na Liga Inglesa. Apesar de ter aumentado o rendimento da equipa e de ter conseguido várias vitórias, o Hull City desceu de divisão e Silva, mais uma vez, esteve em litígio com a direcção. Tudo graças à equipa de... râguebi. Em Março, Marco Silva exigiu que a equipa de râguebi que partilhava o estádio com o Hull City deixasse de jogar no recinto dos 'tigers' devido ao mau estado em que o relvado ficava. Acabou por sair no final da temporada após não cumprir com o objectivo. 
Finalmente, Marco Silva iniciou a temporada 2017/18 como treinador do Watford FC. Os 'hornets' amealharam quatro vitórias e apenas duas derrotas nos primeiros nove encontros, figurando nos lugares cimeiros da Liga nas jornadas iniciais. Contudo, Marco Silva foi abordado pelo Everton em Novembro e, curiosamente ou não, o Watford FC baixou drasticamente de qualidade e começou a perder jogos atrás de jogos. O técnico foi despedido em janeiro deste ano e a justificação do Watford FC foi dada em comunicado. "O catalisador desta decisão é a abordagem injustificada de um clube da Premier League [Everton], algo que a direcção acredita que teve uma deterioração significativa tanto no foco como nos resultados a ponto de comprometer o futuro do Watford a longo prazo. Para a segurança e o sucesso do clube, a direcção acredita que tem de mudar", podia ler-se.
Quando estava no Watford FC, Marco Silva nunca soube dizer que não ia sair do clube para se mudar para o Everton. A mudança acabou mesmo por não acontecer na altura, mas verifica-se agora. Liverpool é a nova casa de Marco Silva, um treinador que está a precisar de ter uma experiência como treinador em que os seus interesses se alinham com os da direcção do clube em que trabalha."

1 comentário:

  1. Não sei como é possível reproduzir os textos deste pseudojornalista neste blogue. Quer o título quer o último parágrafo dizem tudo sobre a honestidade do mesmo.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!