Últimas indefectivações

sexta-feira, 27 de abril de 2018

No meio-tempo


"Chegaram os dias de percorrer o país pelas escolas do projecto 'Para ti Se não não faltares!', a dois meses do fim do ano lectivo, juntando alunos, pais e professores para ver os resultados obtidos até agora, premiar, incentivando o que está bem, e identificar em conjunto o que está mal e o que há a fazer para melhorar. Ao longo de duas semanas, o cenário repete-se. As salas escolares enchem-se, e os pais acorrem em quantidade demonstrando que a educação dos filhos é ainda fortemente valorizada no nosso país como um passaporte para o futuro. Mas não é só isso. As câmaras dos telemóveis não param, e os sorrisos não fecham enquanto se chamam os alunos pelo nome para receber prémios de desempenho. As famílias acorrem, às vezes três gerações, com avós de cartão em punho a mostrar que também são, fora, serão Benfica!
Depois temos os outros pais, as outras famílias, que torcem por outras cores mas reconhecem com gratidão o trabalho feito pela Fundação Benfica em prol dos seus filhos, sem exigir nada em troca, induzindo tolerância, cultivando fair play, semeando em cada escola a sociedade justa e inclusiva que os portugueses sonham e querem.

Mas no fim do dia é de resultados que falamos. É o sucesso escolar que perseguimos e que felizmente vemos acontecer em 87% dos casos nos nossos projectos. Os técnicos da Fundação focam-se unicamente na assiduidade, no comportamento e no trabalho para conquistar resultados. E transmitem essa receita aos jovens, recompensando as suas atitudes e o trabalho feito.
Depois, lá para o Verão, chegará a hora da colheita, seja de resultados, seja de imperdíveis prémios de desempenho para os quais muitos jovens trabalham o ano todo, mas, para já, mãos ao trabalho, que ainda estamos no meio-tempo..."

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!