Últimas indefectivações

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Já não se pode aceitar

" "Parecíamos balde de lixo." As palavras de um dos árbitros agredidos na final do campeonato nacional universitário de futebol, reproduzidas ontem em Record, são a legenda perfeita para o vídeo que o país viu na última semana. Nele, vários jovens, estudantes universitários, foram atrás de três árbitros igualmente jovens e encheram-nos de insultos e agressões, enquanto estes, de costas voltadas, procuravam a segurança do respectivo balneário.
O que mais incomoda naquelas imagens não são as agressões em si. Incomoda particularmente que os agressores sejam estudantes universitários, jovens que deviam pertencer à elite intelectual do país e que tiveram comportamentos próprios de animais. O que é que estava em causa naquele jogo? O título nacional universitário. Não era dinheiro, nem fama. Nada justifica que uma mão cheia de jovens desate a agredir de forma tão cobarde outras pessoas.
Dar uns 'apertos' a árbitros era relativamente banal até há uns 20 ou 30 anos - e até, de alguma forma, socialmente aceite. Da mesma forma outras aberrações eram socialmente aceites, como a violência doméstica ou maus tratos sobre animais. A sociedade evoluiu, todos somos mais exigentes e conscientes das injustiças. A violência no futebol não é um fenómeno novo, mas tem sido mais visível desde que cada pessoa tem um smartphone à mão. E ainda bem. Assim todos podemos ver e julgar tais atitudes, responsabilizando e condenando os seus autores. Mesmo que sejam parte de uma elite intelectual deste país."

1 comentário:

  1. Como e que um jornalista que faz parte do record, do cofina, vem dar licoes de moral???
    Eles que nos seus jornais, revistas e programas de tv dao guarida a trafulhices...e trafulhas...que so falam contra o SLB!! Que se afundem todos!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!