Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Jonas e as experiências

"Jonas não é, na verdade, aquele ponta de lança para jogar mais fixo. Mas será que o são Raúl Jiménez ou Seferovic?

muito que se percebia que Jonas pudesse transformar-se num problema para o treinador do Benfica, desde logo porque o treinador do Benfica nunca foi, ao longo de dez anos de carreira, defensor do 4x4x2, e porque Jonas não tem - e é verdade que não tem - exactamente o perfil de ponta de lança ideal para o 4x3x3.
Percebia-se que, para Rui Vitória, era Jonas o jogador que o impediria de adoptar o preferido 4x3x3 e, por outro lado, o obrigaria a manter no Benfica o 4x4x2 com que Jorge Jesus tinha devolvido o sucesso à equipa.
Até esta época, Rui Vitória foi sobrevivendo ao problema. E bem. Muito bem, aliás. Tão bem que foi campeão duas vezes, as suficientes para o Benfica conseguir o seu primeiro tetra.
Mas esta época a coisa complicou-se. Continua Rui Vitória a demorar algum tempo a acertar com a equipa - mais coisa, menos coisa, como também sucedeu nas duas épocas anteriores... - mas parece ter-se agravado a dúvida entre o 4x4x2 e o 4x3x3. E de repente, Jonas, que é reconhecidamente um dos dois melhores jogadores da equipa (a par, potencialmente de Salvio) passa até a ser prescindível, como aconteceu nos dois jogos da Liga dos Campeões com o Manchester United, numa clara ideia de Rui Vitória experimentar o 4x3x3 - no qual Jonas, para  treinador, não teria alegadamente lugar - como tentativa de travar a mais evidente vulnerabilidade da linha média - com Fejsa e Pizzi - em confrontos de maior exigência. Que, por esta altura, o Benfica possa precisar de, nalguns jogos, ter mais um jogador na linha média - porventura por considerar o treinador que a equipa está com mais dificuldades a defender... - é coisa que até parece aceitável.
Mais difícil de compreender é que fosse Jonas o jogador a sacrificar. De tal forma, que o próprio treinador fez em Guimarães o que nunca tinha feito: jogar pela primeira vez com Jonas como único avançado, no 4x3x3!
Conduziu Rui Vitória o Benfica ao título nos dois últimos anos e isso já ninguém lhe tira. Mas a verdade é que, mesmo nessas duas épocas, demorou sempre o técnico encarnado demasiado tempo a acertar com o chamado onze base, como facilmente se pode verificar pelo andar das carruagens nos dois últimos campeonatos.
Como se vê, repete-se o cenário esta temporada. Dúvidas evidentes na escolha de um onze mais base - como é normal em todas as equipas -, e mais recentemente alguma hesitação até na opção quanto ao sistema. Qual é a ideia que dá? A de que o Benfica ainda anda em experiências nesta altura do campeonato, quando já se passaram praticamente três meses de competição.
De experiência em experiência, parece Rui Vitória, porém, ter concluído que mesmo numa solução de 4x3x3 pode Jonas ser o único avançado, porque Jonas é, em qualquer circunstância, o melhor dos avançados encarnados mesmo não sendo o avançado com o tal perfil de ponta de lança mais posicional, como, na verdade, também não parecem sê-lo quer Jiménez quer Seferovic. Ou não é assim?
O único ponta de lança mais ponta de lança que o Benfica tinha era Mitroglou e deixou-o partir. E, portanto, como Mitroglou não tem, agora, nenhum.
De experiência em experiência, ver-se-á quanto tempo mais continuará Rui Vitória à procura das melhores soluções para eventualmente conseguir repor o Benfica na luta pelo título. Nos dois últimos anos, foi sempre a tempo de ganhar. Mas agora, parece já um pouco maior o risco de acertar... tarde de mais!

'Penalty'
Longa entrevista de Filipe Vieira à BTV. Globalmente saiu-se bem. Foi determinado e deixou garantias. Negou tentativas de corrupção (e foi credível!) e fez acusações a adversários. Mas não negou os emails. Nem assumiu o erro de algumas práticas. Fez mal.

Livre Directo
Na mesma longa longa entrevista do presidente do Benfica ficou a saber-se que Rui Vitória será o treinador do Benfica até 2020 aconteça o que acontecer e sejam os resultados os que forem. Não será, pois, pela instabilidade do treinador que a equipa jogará melhor ou pior.

Livre Indirecto
Disse o presidente do Benfica que tirando três jogadores a equipa do Benfica é a mesma da época passada. Lembrou Ederson, Nélson Semedo e Lindelof. Mas esqueceu-se de Mitroglou. E quatro em onze é, apesar de tudo, muita gente, sr. presidente. Ou não?"

João Bonzinho, in A Bola

PS: Mas quais são as práticas, que o presidente tinha que negar?!!!
Esta gente continua a 'moer' em cima de manipulações, descontextualizadas... É preguiça, falta de inteligência, ou má vontade?!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!