Últimas indefectivações

terça-feira, 9 de junho de 2015

Grandiosa Paródia Carnavalesca

"Balões, boas da tropa, 'Eusébio' e mulheres nada elegantes...

Era terça-feira de Carnaval. Lisboa era palco de dois acontecimentos desportivos: no campo da Tapadinha, disputava-se a primeira eliminatória da Taça de Portugal; no campo do Campo Grande, acontecia a Grandiosa Paródia Carnavalesca do Benfica. Mas, nessa tarde de 14 de Fevereiro de 1961, mais de quinze mil pessoas declinaram o evento oficial e preferiam marcar presença na festa 'encarnada'.
Promovida pela Comissão Central, a '(...) reunião da família benfiquista a favor do Parque de Jogos (...)', teve início às 15 horas e prolongou-se pela tarde fora com inúmeras actividades, surpresas e... 'Balões, mais balões'. Do programa constavam, para além dos 'Sensacionais concursos carnavalescos!!!', corridas de arcos, corridas de sacos e 'Uma corrida de Atletismo de 50m,70 feita com atletas calçadas com... botas da tropa!!!...'.
Uma das grandes surpresas da tarde foi a 'estreia' de Eusébio. Sim, nesse dia Eusébio fez o seu jogo de estreia pelo Benfica, mas não o verdadeiro Eusébio. Num momento ímpar de brincadeira carnavalesca, surge em campo uma figura mascarada de Eusébio que, após saudar o público, alinha num encontro de futebol.
Mas o momento mais cómico foi, decerto, o desafio de futebol feminino. 'Vinte e uma senhoras e... mais uma, de todos os tamanhos e feitios, no mais extraordinário e hilariante jogo de futebol feito em Portugal!!!'. As duas equipas 'femininas', 'Bem dotadas fisicamente (...)' eram constituídas, nada mais nada menos, pelos jogadores de râguebi do Clube.
Esses mesmos raguebista que, desportivamente se apresentaram no Campo Grande '(...) mascarados de mulheres nada elegantes', enriqueceram nessa época de 1960/61 o palmarés do Benfica com a conquista do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal e marcaram ainda presença na Taça dos Clubes Europeus e do Norte África.
No Museu do Benfica - Cosme Damião, na área 3. Orgulho ecléctico encontra esses e outros troféus oficiais conquistados pelo râguebi 'encarnado'."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!