Últimas indefectivações

sábado, 30 de maio de 2015

Tetracampeões

Guimarães 63 - 71 Benfica
(0-3)
15-24, 16-18, 17-17, 15-12

26.º título de Campeão Nacional, numa época histórica, onde triunfámos nas cinco competições: Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça, Taça Hugo dos Santos, e Troféu António Pratas!!! Limpeza total...
Hoje ganhámos o jogo na defesa, no ataque não tivemos muito bem... Apesar de ser bom recordar que no último período, as leis de jogo foram suspensas, e valia tudo... as únicas faltas assinaladas marcadas a favor do Benfica (quando o jogo ainda estava em aberto...), foram dois lançamentos do Benfica, que entraram, e então os árbitros resolveram marcar falta, antes do lançamento!!! Basicamente 'anularam' 4 pontos ao Benfica!!! No resto, valeu tudo... O Vitória só não deu a volta ao marcador, porque falharam vários lançamentos fáceis nos últimos minutos, inclusive 4 lances livres!!!
No início do jogo abrimos uma boa vantagem acima dos 10 pontos, e conseguimos gerir a vantagem quase sempre bem. E quando o Guimarães lá conseguia um cesto 'motivador', nós, na resposta, marcámos sempre... para acalmar os ânimos!!!
Como não podia deixar de ser, mais uma grande jogo do Jobey Thomas, naquele que provavelmente foi o seu último jogo da carreira!!!
Uma nota para o comportamento vergonhoso dos adeptos do Vitória (mais uma vez). Os que ficaram dentro do pavilhão no final do jogo, ficaram exclusivamente para ofender a equipa do Benfica, e logo a seguir, com os jogadores do Benfica ainda a celebrar, resolveram atirar pedras de fora do pavilhão, lá para dentro...!!!
Isto depois, da tremenda azia do treinador do Vitória, que com um plantel muito melhor que a Ovarense, conseguiu 'facilitar' o trabalho ao Benfica... Obrigado!!! Isto de ter holligans no banco, pode ser 'bonito', mas normalmente não resulta... o treinador da Ovarense, nesta equipa do Guimarães, e nós não teríamos assistido aos 3 jogos da Final, com tanta tranquilidade!!!
Parabéns a toda a secção, porque apesar da grande diferença de valor, não é fácil manter a 'fome' de títulos, nestas equipas, principalmente neste tipo de competições com play-off's onde as 'facilidades' da época regular, muitas vezes enganam... e depois nos momentos das decisões, quando as dificuldades aparecem (com uma aparente surpresa), não é fácil 'acordar' o pessoal!!!
Agora, depois da Festa, temos que começar a pensar na próxima época... Suspeito que será um defeso complicado. Tentar convencer o Jobey a fazer mais uma época, deveria ser a prioridade, mas sendo isso tarefa impossível, vamos ter que preparar o futuro com muito cuidado... A provável saída do Doliboa (o rendimento esta época baixou bastante...) também está no horizonte... Em sentido contrário parece que já contratámos o Nuno Oliveira, provavelmente o melhor atirador nacional actualmente, mas temos que ter um núcleo duro de Americanos. O Slay fez uma época fraca, mas no play-off esteve muito bem... O Lonkovic, mesmo contando como estrangeiro, até seria bem vindo para o lugar do Seth... O Carreira e o Ferreirnho também devem regressar após as lesões graves... O Castela e o Gameiro precisam de minutos, se fosse eu a decidir: 'emprestava-os'!!!
E depois temos a variável: Corruptos!!! Já anunciaram que querem regressar. Mas como é habitual naquela casa, querer mudar as regras, para lhes facilitar o trabalho!!! Aumentar para 6, o número de estrangeiros é um absurdo, numa altura onde existem cada vez menos jogadores portugueses... A única vantagem de ter 6 'americanos' seria numa potencial participação europeia, algo que neste momento é secundário para qualquer equipa portuguesa... Ainda por cima a FIBA acabou com a Eurochallenge, a partir da próxima época, só vai haver 2 competições Europeias: a 'Champions' e a EuroCup... Um brilharete português na EuroCup é impossível!!! Apesar desta 'exigência' ultrapassar os limites do absurdo, temos que estar atentos, porque a ser aprovada pela FPB, muda tudo...


Benfica ergue Tetracampeonato
SLB, SLB, SLB... Glorioso, SLB! goo.gl/zY69JW
Posted by Sport Lisboa e Benfica - Modalidades on Sábado, 30 de Maio de 2015

4 comentários:

  1. Parabéns campeões! Ganharam tudo o que havia para ganhar, foi uma limpeza à Benfica.São um orgulho para os benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a toda a estrutura. Feito incrível. Quem pensa que é fácil está muito enganado. Não é com orçamentos que se chega a estes resultados. É com espírito de equipa e fome de vencer. O jogo de basquetebol ganha-se na defesa. Excelente trabalho do Carlos Lisboa.

    Hora de começar a pensar em retornar às competições europeias também no basquetebol.

    A internacionalização do glorioso deve entrar no espírito de todos os departamentos. Para isso é necessário marcar presença independentemente de tudo o resto.

    Outro projecto que gostaria de ver concretizado seria a criação de um espaço para o Glorioso no norte do país para atrair os benfiquistas do norte para os jogos das modalidades. Seria importante para obter mais recursos, patrocínios e mais sócios.

    Quanto aos sócios o desafio está aí. Temos até dia 6 de Junho para defender o nosso recorde. Eu infelizmente não vou poder contribuir. Muito triste por isso. Mas lutarei para que os adeptos possam ter o lugar que merecem dentro do Glorioso.
    Primeiro a família e depois o Sport Lisboa e Benfica.
    É este o princípio pelo qual me baterei.

    <3

    ResponderEliminar
  3. Duas questões e duas opiniões:

    1ª questão, quantos estrangeiros pode ter cada equipa?

    2ª questão, o campeão português passa a ter acesso à Eurocup com o fim da Eurochallenge?

    1ª opinião relativamente ao núcleo duro de americanos. Não é preciso. Pelo menos de americanos. Podem ter qualquer nacionalidade, têm é que ser bons. O Andrade deve ter jogado mais minutos que o Gentry e o Slay. Como disse, e bem, o Slay fez uma fase regular abaixo do esperado, o Gentry joga sempre e fica-se quase sempre pelos 15 pontos. O Fonseca, as poucas vezes que joga faz mais que isso.

    Reforço, os jogadores têm que ser bons, independentemente da nacionalidade.

    2ª opinião, o Benfica tem feito uma coisa bem, que é ir buscar jogadores que se destaquem nas restantes equipas do campeonato. A época passada o Mário Fernandes, esta o João Soares, Eu quero o Lonkovic na próxima!!

    ResponderEliminar
  4. 1. Actualmente são permitidos 3 estrangeiros (como é óbvio os naturalizados não contam: Gentry e Andrade).

    2. Sim, o Benfica pode candidatar-se à EuroCup. Muito sinceramente, acho que uma participação Europeia é completamente desnecessária, o nível do Basket português, e baixíssimo, e para ter uma equipa competitiva na EuroCup seria necessária aumentar o orçamento pelo menos 500%!!

    3. Creio que o Lonkovic é hipótese para a próxima época, seria bem vindo, mas ainda conta como estrangeiro.

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!