Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de maio de 2020

As 5 promessas por cumprir da formação encarnada

"O Caixa Futebol Campus tem sido um verdadeira mina de ouro para os encarnados, que têm conseguido extrair muita (e boa) matéria prima da sua formação. Jogadores como Bernardo Silva, João Cancelo e João Félix são exemplo disso mesmo.
Contudo, também há jogadores que são considerados como o futuro da sua geração e que, no entanto, não correspondem às expectativas que lhes foram atribuídas.
Esta artigo tem o intuito de lembrar alguns jogadores do passado recente do SL Benfica que tiveram sub-rendimento face àquilo que era esperado dos mesmos.
A lista não segue qualquer ordem específica e vai ao encontro daquilo que, pessoalmente, esperava dos jogadores em questão.

1. Renato Sanches O “bulo” da Musgueira cresceu a respirar Benfica, e saiu da Luz para o Bayern Munique como um possível futuro “Bola de Ouro”.
Actualmente com 22 anos e com toda uma carreira pela frente, Renato é uma promessa por cumprir. Em Portugal mostrou que é capaz de tudo e mais um par de botas, mas “lá fora” a experiência não tem corrido bem.
Na Alemanha, esteve sempre tapado por grandes jogadores do plantel da Baviera, e, em Inglaterra, no Swansea City AFC, o empréstimo não correu da melhor forma.
No entanto, esta temporada, transferiu-se para o Lille OSCM, e as coisas parecem estar a mudar. Foi um dos melhores médios da Ligue 1 e, finalmente, começa a dar cartas fora de Portugal.
Só espero que Renato se consiga afirmar definitivamente, e cumpra aquilo que se espera de um “Golden Boy”.
Vai, puto!

2. Nélson OliveiraEsta é, provavelmente, uma das maiores desilusões da formação de SL Benfica. 
Um ponta de lança que chegou a ser internacional A, foi o segundo melhor jogador do Mundial de sub-20, foi convocado para o Europeu de 2012 e, depois, desapareceu…
Nélson esteve tantas vezes emprestado na sua carreira que fica difícil enumerar todos os clubes, mas digamos que já jogou em seis (!) campeonatos diferentes.
Com 28 anos, Nélson Oliveira, que chegou a andar na rota do Chelsea FC e do FC Barcelona, joga nos gregos do AEK, e está a realizar uma temporada de alto nível, tendo apontado 11 golos em 23 jogos.
Mas esperava-se mais, muito mais. Nélson era um daqueles jogadores que vinha para colmatar a falta de “pontas” na selecção portuguesa e que iria jogar num dos grandes clubes europeus. Infelizmente, nada disso aconteceu.

3. Hélder CostaCuriosamente, os percursos de Hélder Costa e Ivan Cavaleiro estiveram sempre em sintonia até ao início desta temporada.
Ambos com 26 anos, foram formados no Seixal e seguiram o mesmo caminho no pós-Benfica. Um empréstimo ao RC Deportivo de Corunha, representaram os dois o Mónaco na mesma temporada e ainda rumaram os dois ao Wolverhampton Wanderers FC no mesmo ano.
Só nesta temporada de 2019/20 é que os seus caminhos seguiram rumos diferentes, ainda que actuem ambos na mesma liga, o Championship, segunda divisão do futebol inglês.
Actualmente a representar o Leeds United FC, Hélder Costa já disputou 40 jogos na presente época e marcou apenas quatro golos.
Hélder era, nos tempos de águia ao peito, uma das grandes expectativas da formação encarnada, mas não conseguiu corresponder ao potencial que lhe era atribuído.

4. Ivan Cavaleiro Ivan Cavaleiro é um dos jogadores que saíram da Luz por 15 milhões de euros. Joga, actualmente, no Fulham FC, da segunda divisão inglesa.
O jogador português era uma das grandes expectativas do Caixa Futebol Campus e a sua saída para o AS Monaco fazia prever uma carreira sempre em ascensão. Mas não.
O jogador teve dificuldades em adaptar-se ao campeonato francês. Ao serviço do clube do principado, realizou 22 jogos e fez balançar as redes por três ocasiões.
Seguiu-se a aventura por “terras de Sua Majestade”, por onde ainda continua. Em Inglaterra, ao serviço do clube mais português fora de Portugal, os “Wolves”, Ivan mostrou um bom desempenho, apontado 19 tentos em 106 jogos. No entanto, acabou por ser transferido para o Fulham, onde a temporada tem sido mediana – leva seis golos em 38 partidas.
Ivan Cavaleiro é um jogador em quem, pessoalmente, depositava grandes esperanças, e que assumi que estivesse na alta roda do futebol europeu. Contudo, não foi o que aconteceu até agora.

5. José Gomes Calma, calma. José Gomes não é nenhum flop, nem nenhuma promessa falhada. Digamos que é uma promessa que não está a cumprir.
Actualmente, o jogador tem 21 anos, o que significa que tem uma margem de progressão bastante elevada. No entanto, o rumo que a sua carreira levou não é, definitivamente, aquele que era o esperado.
“Zé Golo” fez toda a sua formação no Sport Lisboa e Benfica, e marcava golos que se fartava! 
Acabou por sair do clube encarnado rumo a Portimão, para representar o Portimonense SC, mas essa etapa não lhe correu de feição, tendo disputado apenas duas partidas e não tendo apontado nenhum golo. Seguiu-se a experiência na Polónia, ao serviço do Lechia Gdansk, e, nesta temporada, disputou até agora três jogos, tendo marcado um golo.
Acredito que este jogador consiga reverter o rumo que a sua carreira está a levar e que volte a encarrilhar naquilo que era esperado de si."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!