Últimas indefectivações

domingo, 26 de maio de 2019

Sporting: a 17!

"Lisboa, uma vez mais, estará em festa. Com a certeza que o primeiro troféu da próxima época - a Supertaça - ficará em Lisboa

1. Foi uma grande final da Taça de Portugal. emoção até ao fim. Emoção multiplicada nas lágrimas que vimos no momento da entrega da Taça, quer na tribuna presidencial quer no relvado do sempre bonito Estádio Nacional. Mas no jogo tivemos emoção intensa até à derradeira grande penalidade. Como com o empate alcançado pelo Futebol Clube de Porto no último minuto do prolongamento. O Sporting chegou ao número 17, o número de Taças que conquistou. E Lisboa fica com os principais títulos nacionais esta época. O Benfica chegou aos 37 campeonatos. O Sporting às 17 Taças. E o Futebol Clube do Porto vai ter que procurar uma reconquista nos tempos mais próximos. Sabendo que continua sob vigilância financeira da UEFA e pressentindo uma semi-revolução no seu plantel. Saudando a equipa técnica e os jogadores do Sporting é de elementar justiça felicitar vivamente o Dr. Frederico Varandas por mais esta conquista. E sabendo que um ano depois de uma derrota dolorosa conquista uma Taça que lhe dá pessoalmente, estou certo, acrescido prazer. E Lisboa, uma vez mais, estará em festa. Com a certeza, desde já, que o primeiro troféu da próxima época - a Supertaça Cândido Oliveira - ficará em Lisboa!

2. Uma nota bem especial à Federação Portuguesa de Futebol. Agora que terminou esta edição é justo dizer que o vencedor arrecadou 300 mil euros e que a nossa Taça é uma das poucas do conjunto do futebol europeu que permite que equipas dos campeonatos distritais participem na primeira eliminatória desta prova do futebol de todos. Esta edição arrancou a 8 de Setembro passado e nessa eliminatória de arranque participaram quarenta e um clubes originários das associações distritais e regionais do nosso futebol. E um deles, de Ponta Delgada, o Vale Formoso - como as Furnas são bonitas!!! - chegou à quarta eliminatória, caiu em Tondela, fez o orçamento da sua história. Mas a organização da festa da prova rainha do nosso futebol mostra a excelência da estrutura organizativa. Merecem cumprimentos bem especiais o Presidente Fernando Gomes e o seu CEO Tiago Craveiro. A saudação, com uma coreografia singular, às federações olímpicas mostra que o futebol está, de corpo e alma, com o Comité Olímpico de Portugal. Permitam-me uma nota especial. No momento, sempre arrepiante, do Hino Nacional percebemos todos que apenas quatro portugueses integravam o conjunto dos vinte e dois jogadores que os dois treinadores escolheram para os onze iniciais. E percebemos já que Pepe, Danilo e Bruno Fernandes entoavam, com os milhares de espectadores que encheram um anfiteatro singular. A Portuguesa. E acredito que Bruno Gaspar na sua timidez o sentiu como cada um de nós através da motivante transmissão televisiva.

3. Ontem na Polónia começamos, com o pé direito, o Mundial de sub-20. Recordo bem os dois momentos sublimes, com Carlos Queiroz, em que conquistámos o ouro em Riade e, depois, num Estádio da Luz hiper lotado, nos sagrámos bicampeões. E no jogo final aplaudi Rui Costa e Luís Figo, Jorge Costa e Peixe, Abel Xavier e João Viera Pinto, Rui Bento e Paulo Torres, Brassard e Capucho, entre outros campeões que marcaram um tempo de ouro do nosso futebol. Agora estaremos perante outra geração de ouro. Neste Mundial, no conjunto dos jogadores escolhidos por Hélio Sousa o Benfica - tal como ocorre na selecção A, aqui em parceria com os jogadores treinados por Nuno Espírito Santo - é o clube com mais jogadores: 4. Depois, com três, Futebol Clube do Porto, Sporting e Sporting de Braga. Com um o Vitória de Guimarães. E os restantes são já jogadores que actuam em clubes estrangeiros, do Manchester United ao Lille, da Lazio ao West Han, do Everton ao Wolverhampton, sem esquecer o italiano Chievo Verona. Desculpem mas permitam-me que deixe um cumprimento bem especial ao João Filipe, ao Jota, que conheço bem e que merece, pela sua dedicação - e da sua Família! - ao futebol e ao Benfica, um palavra e um estímulo acrescidos. Força Portugal!

4. O treinador desta Liga foi Bruno Lage. Fez meia Liga mas merece todo o reconhecimento e todo o agradecimento. Estou convicto que Sérgio Conceição, depois destes momentos de tensão, não deixará de o cumprimentar. Mas Pepa também merece um cumprimento especial. Pela manutenção, nas condições que se conhecem, do Tondela! Permitam-me que felicite, de novo, o treinador Bruno Lage e que cumprimente o cidadão Bruno Lage. E esta cumplicidade entre o homem e Pai, entre o Filho e o Marido, entre o treinador e o cidadão civicamente envolvido tem de se saudar e de elogiar. E alguns que se incomodam - incluindo certos intelectuais desta nossa praça! - com as suas palavras, mostram bem que há momentos em que cada cidadão - e cada cidadã - no silêncio das urnas lhes dá(rá) o devido cartão ou a concreta advertência!

5. Hoje realizam-se eleições europeias. Num tempo complexo da vida da Europa e de muitos europeus. O futebol em 15 de Dezembro de 1995 sentiu bem a força da Europa e dos seus estruturantes princípios, entre eles o da liberdade de circulação. O acórdão Bosman marcou o futebol europeu e ajudou, nesses tempos, a mostrar uma Europa positiva, uma Europa que vale a pena! Mas, hoje como ontem, o voto é a arma do Povo. Hoje, estas eleições, são a arma dos povos da Europa!"

Fernando Seara, in A Bola

1 comentário:

  1. Mais uma vez, "Sérgio Conceição"...bla...bla...bla...!!! Este treinador, chegou a declarar enquanto jogador e depois como treinador, que ganhar ao Benfica, proporcionava-lhe SEMPRE UM ENORME GOZO. Também apelidou R.Vitória, Treinador do Benfica, de "boneco"...e aparentemente, alguns Benfiquistas,(daqueles, note-se, com coluna vertebral maleável e mestres na arte do contorcionismo…) fazem questão de prestar-lhe vassalagem. Mesmo tratando-se de um direito que lhes assiste, a esses Benfiquistas , não deixa de ser curioso que o façam. O mau feitio de S.Conceição deixou sempre muito a desejar, quer como jogador, quer como treinador, mesmo além fronteiras. Beneficiando de uma inexplicável mansidão da parte das instâncias disciplinares da FPF e da Liga,lá vai treinando aqui e ali, sempre com resultados francamente banais. Não sei qual é o interesse de F.Seara em vaticinar que…" Sérgio Conceição, depois destes momentos de tensão, não deixará de cumprimentar Bruno Lage…" ??? Pode-se observar, por esta atitude , que está de volta ( se é que alguma vez tenha desaparecido…), o Fernando Seara que participou no célebre almoço/ reunião do Gambrinus , juntamente com a sua ex. Judite de Sousa, com Pinto da Costa e com o inenarrável "Doutor" Miguel Relvas; na altura, F.Seara tratava de ganhar apoios para a Direção da FPF ou para a Câmara M. de Lisboa. Para F.Seara, é irrelevante que S.Conceição não tenha fair-play, desprezando e não felicitando o Benfica pela conquista do 37°Campeonato ; o importante é que "depois destes momentos de tensão…", S.Conceição cumprimente Bruno Lage . Exatamente como o fez com João Félix, de 19 anos apenas, no Estádio do Dragão, após..."mais um momento de tensão…" !!!!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!