Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de maio de 2019

Rio Ave x Benfica (2-3)

"O Benfica entrava em campo pressionado pela vitória do rival na Madeira e sabendo que a decisão do título estaria obrigatoriamente adiada para a última jornada. Na verdade, este jogo foi inglório para o Rio Ave porque já entraram a perder 0-1. Aquela recepção incrível ao nosso autocarro e o apoio esmagador vindo das bancadas benfiquistas garantiram que o factor casa fosse nosso e acredito que isso tenha dado a tranquilidade necessária à equipa para entrar no jogo com confiança.
Felizmente a pressão extra de saber de antemão o resultado do adversário directo, graças à organização deficiente da inenarrável Liga de Proença, nunca se verificou em campo, pelo menos não mais que o demonstrado nos últimos jogos, e aos 3min já estávamos a vencer aproveitando um corte defeituoso de um defesa da casa. Os registos históricos dirão que este foi mais um golo marcado por Rafa, mas estou perfeitamente convencido que, na verdade, foi de todos os benfiquistas presentes em Vila do Conde. Enormes!
Assistimos a um jogo interessante, apesar de muitas vezes mal jogado. Tanto o Rio Ave como o Benfica criavam perigo através de transições rápidas aproveitando o desnorte do meio-campo contrário. Este tem sido o grande defeito da nossa equipa desde a lesão do Gabriel: perdemos capacidade de passe, posicionamento defensivo e ofensivo, e a pressão é feita de modo um pouco anárquico. Assumo que meti as mãos à cabeça mais do que uma vez ao assistir às investidas contrárias entrando pelo nosso meio como uma faca quente em manteiga… mas felizmente tudo correu bem e acabámos por aproveitar também o enorme espaço concedido pelo adversário.
De resto, registo para mais um golo do João Félix e outro de Pizzi, este culminando uma bela jogada colectiva. Pelo meio sofremos 2 golos perfeitamente evitáveis que tiveram origem em dois erros defensivos básicos: num o Galeno centra à vontade no meio de 3 jogadores nossos que estavam marcar com os olhos; no outro o Rúben Dias saiu disparado da sua posição para fazer pressão mais à frente, deixando corredor livre para o eterno Tarantini fazer um golo fácil.
Mas vamos à análise individual dos nossos jogadores:
▶ Vlachodimos – 7/10 Na semana em que se falou da contratação de Cillessen, o nosso Odysseas deu uma resposta à altura com 2 ou 3 defesas de grande nível que evitaram outros tantos golos do Rio Ave. Visto que só falta uma jornada, acham que dá para contratar outro GR para o motivar mais um jogo? Pensem nisso. O Varela não vale. Nem o Roberto.
▶ André Almeida 6/10 Jogo certinho, como é seu apanágio, mas escusava de ter feito um Bergessio apenas com o GR vila-condense pela frente. Desta vez não fez nenhuma assistência, o que é estranho tal a cadência de ofertas aos companheiros durante esta época.
▶ Grimaldo 5/10 Andou meio escondido e sentiu dificuldades perante adversários rápidos e fortes, mas fez mais uma assistência para golo e por isso tudo fica perdoado.
▶ Rúben Dias 5/10 Regresso do rei do carmageddon à titularidade com responsabilidade directa no primeiro golo do Rio Ave. Não sei bem o que lhe passou na cabeça para ter saído disparado da posição deixando um adversário livre de marcação nas costas… às tantas imaginou que estava a conduzir na rotunda da Luz e o Nuno Santos era um adepto do Benfica!
▶ Ferro 6/10 Jogo certinho, transmite muita segurança aos colegas de sector e é cada vez mais o patrão da defesa. Aquela imagem de punho cerrado para motivar os companheiros diz tudo!
▶ Florentino 4/10 Custa-me criticar o nosso diamante africano, mas tem demonstrado que ainda está verdinho para estas andanças. Ainda sente muito os momentos do jogo: afunda-se quando a equipa está a sofrer e transforma-se em super Tino quando estamos em cima do adversário. Temos de ter paciência, vale a pena esperar por ele.
▶ Samaris 7/10 Já renovou? Não? Então do que estão à espera? Fez ao Coentrão aquilo que qualquer um de nós faria na mesma situação e reza a lenda que o carocho ainda está de mão estendida à espera que o ajudem a levantar. Not in Samaris watch!
▶ Pizzi 7/10 Foi dos mais esclarecidos em campo e antes de marcar o 1-3, um belo golo diga-se, já tinha feito 2 remates perigosos que obrigaram o GR contrário a defesas apertadas. Os grandes jogadores aparecem nos momentos decisivos e o nosso tropa disse presente!
▶ Rafa 7/10 Até cansa só de ver, mais um belo jogo a todos os níveis! Fez o 0-1 e foi sempre uma dor de cabeça para os adversários que só o conseguem parar com falta. É o Salah dos pobres mas com um pentado mais estiloso! Fica ela por ela.
▶ João Félix 6/10 Um dos mais novos em campo, mas um dos mais esclarecidos. O nosso Félix joga de maneira tão adulta que devia começar a pedir nudes a mulheres acima dos 30, as pitas já não são para ele! Marcou mais um golo e foi sempre o elo entre o meio-campo e o ataque com os seus toques de primeira e desmarcações milimétricas.
▶ Seferovic 5/10 Jogo de esforço e sacrifício em nome do colectivo. Podia ter marcado mais um golo mas foi roubado na hora H pelo Rúben Semedo. Perceberam a dica? Roubado. Rúben Semedo. Ok, adiante.
▶ Gedson -/10 Não fez grande coisa para além de ajudar a conter o adversário nos últimos minutos, mas era isso que se pedia.
▶ Cervi -/10 Mais um que entrou nos descontos para queimar tempo.
▶ Jonas -/10 O Rei é do caraças. Foi o jogador que esteve menos tempo em campo mas ainda foi a tempo de tourear os adversários no meio-campo e quase marcar o golo 100 no campeonato, mas também ele foi roubado pelo Rúben Semedo. Esta já não explico, amanhem-se!

Nota Final: Belo jogo do nosso ex-jogador Nuno Santos. Justifica-se um olhar atento à sua evolução.
Já é tradição o Benfica levar as decisões do campeonato para a última jornada. Que me lembre já aconteceu três vezes desde 09/10, mas nem assim me consigo habituar à situação e ter a calma necessária para pensar objectivamente. É 100% sofrimento, mas vale sempre a pena! No papel o Benfica é superior a todos os adversários em Portugal, na prática isto continua a ser um desporto imprevisível e tudo pode acontecer. Felizmente a coisa tem corrido bem e só nos falta um ponto para festejar um campeonato que será mais que merecido.
Está quase, vamos a isso!
Que acharam do jogo e quem foi o MVP? Deixem as vossas opiniões nos comentários."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!