Últimas indefectivações

quinta-feira, 7 de março de 2019

Vermelhão: desvantagem ao intervalo...

Dínamo Zagreb 1 - 0 Benfica


Foi um jogo 'parecido' com o Benfica - Galatasaray na Luz, a diferença é que hoje jogámos fora e o adversário no seu ambiente estava super-motivado...; além disso hoje, a eliminatória estava em 'aberto' e com o Galatasaray na Luz, entrámos no jogo em vantagem por dois golos...; e com a lesão do Seferovic ficámos sem o avançado 'furador' lá na frente!

A 'estratégia' pareceu-me óbvia: trazer a eliminatória em aberto para a Luz... e se não tivesse sido o penalty, se calhar tinha mesmo terminado 0-0 !!! Num contexto 'normal' não estaria nada preocupado, pois temos claramente equipa para marcar vários golos a este Dínamo (pareceu-me colectivamente mais forte que o Gala... com individualidades mais 'fracas'), o problema é a sequência de jogos: Enquanto este Dínamo está totalmente concentrado na Liga Europa, nas últimas duas jornadas, após o sorteio, rodaram praticamente toda a equipa, mesmo jogando com os 'principais' rivais internos... A gigantesca vantagem que têm no Campeonato, permiti-lhes por exemplo no próximo fim-de-semana poupar os 11 jogadores que jogarão na próxima Quinta-feira na Luz...!!! Nós, não podemos 'abdicar' dos jogos do Campeonato... bem pelo contrário!!! Na próxima Segunda, sem o Gabriel... e se calhar sem o Seferovic (e vamos ver o Grimaldo!!!), todos os outros têm que jogar... e depois em Moreira de Cónegos, no Domingo seguinte, novo desafio dificílimo...!!!
Além da tentativa de baixar o ritmo do jogo, que me pareceu estratégica, ter sido bastante prejudicial, o grande problema desta noite, foram as Alas! Jogámos com 4 médios centro, o Gedson e o Krovi não 'resultaram', não deram 'largura', não deram velocidade, não 'furaram' linhas... Com todo o respeito pelo 'regresso' do Krovi ao seu país, tinha muito mais lógica a titularidade do Zivko... As transições rápidas que se tornaram uma das características deste Benfica do Lage, após pressão alta, hoje, não existiram...

Mesmo assim, creio que a pior notícia da noite, foi mesmo a lesão do Seferovic... que na véspera nem tinha treinado, portanto já estaria em 'dúvida'!!! Sem o Jonas, a equipa ficou sem referência na área, e com o Félix muito móvel (e desgastado) ainda foi pior...
Esta questão das lesões começa a ser preocupante: ninguém 'regressa' e vão-se lesionando mais alguns! Nos últimos tempos, só o Jonas 'saiu' do boletim clínico, e mesmo assim não tem sido utilizado com regularidade... Eu não estou a pedir 'Dr(s). Milagre(s)', mas também não vale a pena 'exagerar'!!!

Da forma como o jogo foi decorrendo, houve uma altura, onde pensei que o 1-0 seria um 'mal menor', mas o Lage não pensou da mesma forma, pois as substituições tiveram claras intenções ofensivas... E nos últimos minutos, com o meio-campo 'destroçado' tivemos muitas dificuldades!
Duas notas individuais: mais uma boa exibição do Ody...; e mais uma excelente exibição do Ferro (só foi 'enganado' numa jogada no final da 1.ª parte... no resto esteve muito bem...

Mais uma arbitragem Europeia vergonhosa! Com o Gala tivemos a 'sorte' de árbitros competentes, mas hoje voltámos à tradição Uefeira... Para mim o penalty não existe, não houve empurrão com os braços, nem rasteira nas pernas... existe um encosto normal com o corpo, e depois um mergulho com nota artística, numa zona do terreno onde é impossível o árbitro ter a certeza absoluta se a suposta falta seria dentro ou fora da área...!!!
Já antes do penalty, o árbitro tinha marcado 2 faltas inexistentes contra o Benfica, perto da nossa área... e no resto do jogo, os mergulhos dos Croatas foram constantes... sempre com o 'favor' do apitadeiro!!! Os árbitros Ingleses são por norma fracos... na Premier League até beneficiam da 'boa vontade' dos jogadores, com uma atitude positiva da maioria dos jogadores, mas quando apitam na UEFA, a 'incompetência/ingenuidade' fica à mostra...
Ou então, houve putaria em Zagreb...
Já na parte final, ainda perdoou um Vermelho a um jogador do Dínamo!
Na Segunda, temos a primeira das 10 finais, e logo contra uma das equipas 'melhores' deste Campeonato! Ainda por cima com vários jogadores desgastados (o Fèlix está a jogar nos limites físicos)... sem o Gabriel, que é um pensador desta equipa, e vamos ver se o Seferovic e o Grimaldo 'recuperam'!!! E se a opção, para o lugar do Gabriel for o Pizzi, então ainda vamos 'perder' mais um jogador: o Pizzi na Ala!!!
E posso fazer uma aposta: se o Jonas for titular, na primeira vez que tocar na bola, vai levar uma porrada nas costas!!! Tal como aconteceu com o Chaves...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!