Últimas indefectivações

domingo, 18 de dezembro de 2016

Águia em serviços mínimos

"Contas feitas, nos últimos dois jogos Ederson 'deu' pelo menos quatro pontos aos encarnados

Pouco presença na área
1. O Benfica sentiu algumas dificuldades em construir o seu futebol ofensivo na fase inicial do encontro, uma vez que, no meio-campo, as acções dos estorilistas Diogo Amado e Eduardo Teixeira conseguiram manietar Pizzi, o principal alimentador do último terço encarnado. Ainda nesta fase, Rafa apresentou-se pela esquerda e Cervi pela direita, mas rapidamente Rui Vitória percebeu que o argentino sente dificuldades em jogar por este flanco e alterou os extremos. A acrescer as dificuldades encarnadas está o facto de Raúl Jiménez de desposcionar muitas vezes, caindo sobre os flancos. Rafa e Cervi fizeram movimentos interiores, mas notava-se pouca presença na área do Estoril. Apesar do futebol lento na primeira parte, o Benfica ainda criou duas/três ocasiões de golo, mas não conseguiu ir para intervalo em vantagem no marcador.

Vale a pena a contenção?
2. Após o intervalo, de grande penalidade, o Benfica chegou à vantagem. E depois do golo dos encarnados, o Estoril subiu de produção e conseguiu colocar a defesa encarnada em sentido. Percebe-se a opção de Pedro Gómez Rodríguez em jogar com o bloco baixo, mas a pergunta faz sentido: será que vale a pena tanta contenção? De facto, no final do encontro, a vitória sorriu mesmo aos encarnados, pelo que resta saber se uma estratégia mais ousada não teria efeitos mais benéficos para os estorilistas.

O papel de Guedes
3. A equipa da Linha de Cascais, após o golo, como se soltou e encontrou espaços para o ataque. Tal aconteceu porque Gonçalo Guedes, na altura, já estava a jogar mais descaído para a ala, pois Mitrolgou já tinha entrado e encontrava-se na zona central. Com Guedes na ala o Benfica perde agressividade na zona central e não consegue condicionar a primeira fase de construção do adversário, permitindo aos homens do meio-campo, neste caso do Estoril, terem espaço para saírem a jogar. O Benfica só conseguiu estabilizar mais quando entrou Samaris para fechar o meio-campo.

SuperEderson e Jonas
4. Do lado dos encarnados há a destacar Ederson e Jonas. O guarda-redes está numa forma fantástica e fez mais uma defesa tremenda a remate de Tocantins. Contas feitas, nos últimos dois jogos, deu pelo menos quatro pontos ao Benfica. Quanto a Jonas, realmente tem um faro de goleador incrível e em dois lances poderia ter feito golo. Mais tarde ou mais cedo, o melhor marcador dos encarnados na época passada vai entrar no onze e resta saber quem será o sacrificado no onze.
Resumindo o encontro, o Benfica conseguiu uma vitória natural mas não muito segura. Os encarnados continuam a demonstrar maturidade competitiva e denotam muita elasticidade para se adaptarem às circunstâncias de qualquer que seja o jogo. Ontem, foi uma vitória mínimos, sem muita exuberância, mas com eficácia."

Vítor Manuel, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!