Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Futebol na Epifania

"O Benfica não tem treinador: assim sentenciou Jesus, em tempo de Epifania, por ocasião da apoteose dos Reis Magos (Quercus, Octavius e Augustus) e da expulsão de Caius Lopeteguis, entretanto feito senador por Jesus. E tudo por causa de uma pergunta ardilosa, certamente a mando de um qualquer Judas Iscariotes.
Em jeito bíblico, poderia ter-se acrescentado que, no SLB, não há solução tipo «odre novo em vinho velho». Ou, parafraseando, Luís XV, «depois de mim, o dilúvio». Muita tinta vai correr pelos pergaminhos e crónicas do Reino dos Homens. Deixo, pois, a sentença pública para os especialistas.
Apenas anoto dois pontos.
Estes confrontos, reais ou presumidos, autênticos ou forjados, ingénuos ou interesseiros, devem-se, em farta razão, às famigeradas conferências de imprensa que, semanalmente (nestes 8 dias, porém, tivemos 3 por treinador!), são agora o prato forte da informação. Tanto tempo assim, cedo ou tarde, de improviso ou planeado, sai inconveniência ou asneira. São mesmo o único espaço televisivo, onde não há restrição de tempo, sempre alongado, com perguntas e respostas absolutamente inúteis. Já no resto da actualidade ouvimos sempre os clássicos «não há tempo para mais» ou «tem 30 segundos para concluir».
O outro ponto relaciona-se com o efeito dominó destas querelas e questiúnculas. Sim, porque tratando-se de treinadores, o seu bom ou mau exemplo resvala não apenas para os dirigidos, como acicata as claques e os adeptos, adensando o já de si mau ambiente no nosso futebol. Assim se envenena um simples espectáculo, pelo qual alguns treinadores são pagos principescamente."

Bagão Félix, in A Bola

1 comentário:

  1. Caro Consôcio e Exmo. Sr. Bagão Félix : Os seus comentàrios são autênticas pérolas de humor, contundência , pertinência e...cultura !( Conheço perfeitamente o seu percurso em Portugal e embora de tendência politica diferente da sua , tenho por si um apreço e consideração , especiais !!!)
    Os seus textos mereciam un contexto desportivo
    bem diferente do que pobremente temos por cà .
    Pegando no tema actual, ( entre o team de 'wrestling'...bdecarvalho,octavio, inacio, e o prôprio jj...contra toda a Nação Benfiquista ), considero inconcebîvel nos dias de hoje , que personagens como o pedro proença e o presidente (?) da antf sejam postos nos lugares onde estão ,
    como jarras de decoração...obedecendo a quem os
    là pôs , com um desempenho nulîssimo , ( apenas saindo a terreiro para tentar morder os calcanhares do nosso Benfica...) , nomeações que
    se repetem durante épocas e épocas . Serà que o
    Ministério (?)Secretaria (?) dos Desportos, não
    liga mesmo patavina à desordem crônica ( não para
    todos...) instalada nas instâncias que dirigem (??? ) o Futebol Português ? Não se conseguirà , nunca , nomear o homem certo no lugar certo , fazendo prevalecer o interesse geral em detrimento
    do interesse dos clubes ? Para quando o fim das alianças ??? Saudações de Paris. "Sarilhos".

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!