Últimas indefectivações

quarta-feira, 1 de abril de 2020

O Benfica retratado por Roland Oliveira

"Na fotografia de Roland Oliveira há 50 anos de história. Como salvaguardar o património do Clube para as gerações futuras?

No mês em que se comemora o centenário de Roland Oliveira (25 de Março de 1920 - 7 de Setembro de 2007), homenageamos este fotógrafo do desporto português. Sócio do Sport Lisboa e Benfica, colaborou desde os anos 1950 como repórter desportivo com o jornal O Benfica e, mais tarde, com O Benfica Ilustrado.
Após a sua morte, a família doou o seu acervo fotográfico ao Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica. Este conjunto é composto por cerca de 80 mil imagens fotográficas de diversas tipologias (negativos e provas com diversos formatos, imagens a preto e branco e a cores). De imagem em imagem, somos levados a percorrer a história do Benfica. O seu trabalho acompanha as mais variadas modalidades, eventos e vivências, desde meados do século XX até ao início do século XXI, constituindo um dos importantes para o Clube.
Este espólio reflecte, para além da história benfiquista, a história da fotografia e a evolução dos processos fotográficos e equipamentos técnicos. Através da observação do acervo, percebemos que Roland, à semelhança de outros fotógrafos, utilizou câmaras de médio formato, entre a década de 1950 e 1970, e câmaras de pequeno formato, a partir dos anos 1970. As câmaras de médio formato usam filme em rolo de 120mm ou 20mm produzindo imagens com o popular formato 6x6cm, e permitem a criação de uma série de imagens em sequência, com muito boa resolução. Estas viriam a ser substituídas por câmaras de pequeno formato, usando o filme 35mm conhecido por todos, por serem mais leves, rápidas e versáteis, e por produzirem mais fotogramas, sendo ideias para um repórter fotográfico. As películas fotográficas contêm uma estrutura físico-química complexa, são espécies extremamente frágeis e, se não forem devidamente cuidadas, a sua deterioração é inevitável. De forma a divulgar e salvaguardar estas valiosas imagens, o Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica iniciou o seu tratamento documental e a sua conservação. Neste contexto, estão a ser realizadas acções de conservação preventiva, como a higienização, reacondicionamento e digitalização, bem como a descrição arquivística. No fim deste projecto, os negativos (matrizes fotográficas) irão ser acondicionados a temperaturas negativas em arcas congeladoras, de modo a retardar a sua decomposição natural e prolongar o seu tempo de vida útil.
Para saber mais sobre a fotografia de Roland Oliveira, veja a rubrica #100anosRoland nas redes sociais do Museu Benfica - Cosme Damião."

Joana Silva e Sandra Garrucho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!