Últimas indefectivações

sábado, 21 de setembro de 2019

Toma mais este

"Estarei sempre a apoiar e aplaudir Seferovic, em qualquer campo e em qualquer circunstância. Há outras soluções, mas não são à Benfica

Todos temos direito à (nossa) opinião de treinadores de bancada. A democracia opinativa no futebol é total e a asneira também, temos inteiro direito a ela. Na passada terça-feira, depois da derrota do Benfica por 1-2 com o líder da Bundesliga, bateram-se recordes de disparates por minuto de antena em todos os canais. Quase ninguém comentou o jogo, mas dedicaram-se a falar do resultado com uma agoniante falta de qualidade e rigor. A forma como jogou o Leipzig não mereceu análise, aos seus jogadores nem referência e o seu técnico foi ignorado. Acontece que o Leipzig é a actual melhor equipa do futebol alemão, lidera o campeonato de forma isolada, tem jogadores de enorme qualidade e é treinador por um dos melhores técnicos do mundo, Julian Nagelsmann (seria bom ver o que fez no Hoffenheim). Diria até que, com tantas críticas justas e construtivas que se podiam escutar, só se ouviram banalidades e lugares comuns.
Vamos por partes: aquele não seria o meu onze, no meu exercício de treinador de bancada. Mas percebi e respeitei todas as explicações dadas por Bruno Lage na justificação das opções. Tentar ganhar o Euromilhões depois de saber os números é uma actividade que não me estimula. Num Benfica com André Almeida condicionado, Gabriel, Florentino, Zivkovic, Ebuehi, Conti, Chiquinho, Vinícius e Gedson lesionados queriam correr mais algum risco numa época com mais quatro frentes?
Fiquei desapontado com o resultado, mas, com franqueza, reconheço a imensa qualidade da equipa alemã e penso ser possível/provável a nossa qualificação para a próxima fase da Liga dos Campeões. Jogámos melhor contra o Leipzig que contra o Gil Vicente, mas os adversários não têm o mesmo valor. Timo Werner não é o Kraev do Gil Vicente, mesmo que alguns comentadores não distingam.
Sábado, há Liga dos Campeões no Comendador Almeida Freitas, porque a agenda do Benfica é o Benfica que a escolhe, porque os nossos objectivos são os mesmos, ganhar sempre, ganhar tudo e repetidamente se for possível.
Quarta-feira, na Luz, contra um adversário que joga o melhor futebol em Portugal, para a Taça da Liga, o objectivo é sempre continuar a vencer.
Por mim Seferovic pode continuar a marcar em todos os jogos e virar-se para mim e gritar «toma mais este», estarei sempre na bancada a aplaudi-lo, em qualquer campo, em qualquer circunstância. Há outras soluções, mas não são à Benfica."

Sílvio Cervan, in A Bola

1 comentário:

  1. Uma crónica verdadeiramente à Benfica!

    CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

    NENÉ

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!