Últimas indefectivações

domingo, 2 de junho de 2019

A Liga das Nações

"O que ambicionamos é que Cristiano Ronaldo receba, tal como há três anos com o troféu do europeu, a primeira taça da Liga das Nações.

1. A Liga das Nações vai dominar as nossas atenções na próxima semana. Como para os milhões de adeptos do futebol a final de ontem, em Madrid, da bem inglesa Liga dos Campeões foi tão atractiva quanto motivante. Como neste final de semana o Rali de Portugal chamou a curvas emblemáticas e a lombas entusiasmantes muitos milhares de amantes de velocidade e dos automóveis. Com a Toyota, no momento em que escrevo, a dominar por completo um Rali que, na minha adolescência, me fez conhecer lugares ímpares de Portugal. Com noites que jamais esquecerei e companhias que, com grande tristeza, já nos deixaram! Mas que estão, sempre, a olhar por nós! E são alguns destes lugares que milhares de suíços, ingleses e holandeses vão conhecer nos próximos dias. As bonitas cidades do Porto e de Guimarães irão receber mais de 150 mil visitantes. E eles conhecerão cidades modernas, lugares da nossa História, uma gastronomia singular e um povo bem hospitaleiro. E sol que abre paixões e noites que arrebatam corações. Vai ser uma invasão ao Norte. E com o Doiro, mais o Douro, a exigir novas visitas e, como nos ensina na sua magistralidade Miguel Torga, no seu extraordinário livro Portugal - merece ser comprado e lido nestes tempos de feiras do Livro! - a perceber que, por ali, «o vinho é verde, o caldo é verde...»! Com toques de azul e branco!

2. Portugal tem todas as condições para conquistar a primeira edição da nova competição da UEFA, esta Liga das Nações. Desejamos que a selecção de Fernando Santos seja a primeira a erguer o troféu. E para além do orgulho de ser o troféu número um estará também a alegria para os cofres da nossa Federação já que arrecadará cerca de 10,5 milhões de euros. O que é motivante é que sendo campeões da Europa em título, temos todas as condições para sermos os primeiros vencedores da Liga das Nações. Estou convicto que no próximo domingo estaremos no Estádio do Dragão a puxar por Portugal. E a festa será bonita. Merece ser bonita. Nas vésperas do Santo António e nas antevésperas do São João. Com trânsito condicionado nas duas cidades e com muita cerveja bebida e consumida. Entre outras iguarias - aí as francesinhas... - que o Porto e Guimarães proporcionarão aos milhares de turistas que o futebol - sim, o futebol! - vai trazer a Portugal. E o turismo desportivo, como bem se percebeu ontem em Madrid e não se percebeu bem na quarta-feira na distante Baku na final, também inglesa, da Liga Europa - é, hoje em dia, uma realidade real e com relevantes números para a economia das cidades que acolhem estes grandes eventos. Para, no final e afinal, o que todos ambicionamos é que Cristiano Ronaldo receba, tal como há três anos em paris com o troféu do Europeu, a primeira Taça de vencedor da Liga das Nações. Será, acredito, um momento que ficará na história, bem rica, do futebol português. E lendo Miguel Torga sabemos que a «nossa unidade é feita de forças múltiplas e variadas. Os preguiçosos de Coimbra, os esbanjadores de Lisboa, os livros de Eça e o cepticismo rural na eficiência dos reformadores também são portugueses»! E todos estes estarão, dentro ou fora do Estádio do Dragão, a começar na noite da próxima quarta-feira, a puxar por Portugal!

3. (...)

4. A selecção de Portugal de sub-20 saiu, sem honra nem glória, do Mundial de sub-20. Nos oitavos de final estão apenas quatro selecções europeias: Polónia, Itália, França e Ucrânia. E seis americanas: EUA, Uruguai, Equador, Panamá, Colômbia e Argentina. E ainda três africanas: Senegal, Nigéria e Mali. Mais o Japão, a Coreia do Sul e a Nova Zelândia. Percebemos que onze jogadores não são uma equipa. E que uma equipa tão só é formada por onze jogadores. Como escreveu, com a sua imensa sagacidade, T. S. Eliot, «a única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade». E para alguns jogadores este Mundial da desilusão na Polónia é um grande instante - nem sequer um momento... - de imensa sabedoria. Os cemitérios, como nos ensinou o Professor Adriano Moreira, estão cheios - diria eu repletos! - de pessoas insubstituíveis. Que, em vida, consideravam, alguns, no seu inato orgulho, que não tinham substitutos que podem ser substituídos! Já que «o orgulho... é filho da ignorância»!

5. O futebol está quase todo de férias. Mas, como sempre, vamos viver o folhetim das compras e das vendas, dos milhões e das cláusulas de rescisão - umas, em rigor, meramente indicativas... -, de treinadores contratados e outros sugeridos (ou oferecidos), de aquisições de participações accionistas em SAD's de constituição de novas sociedades desportivas em clubes que não participam em competições profissionais. São tempos de certas mudanças, algumas profundas, e as semanas de ouro da intermediação global de jogadores e treinadores! Mas, de verdade, só ouviremos falar de milhões. Muitos milhões. Mas, permitam-me, o foco, agora, é a vez da Liga das Nações.

6. E como a respeito da idade escreveu esse grande Mestre e extraordinário pedagogo, Agostinho da Silva, direi que
«não corro como corria
nem salto como saltava
mas vejo mais do que via
e sonho mais que sonhava»!
Força Portugal!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!