Últimas indefectivações

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Nasceu uma estrela

"Como Matos Fernandes foi descoberto e iniciou uma carreira de ascensão no Benfica

Chegou ao mundo a 7 de Julho de 1920 e desde logo demonstrou pressa em viver. Matos Fernandes era uma criança que, mais do que andar, corria! Umas vezes, por puro prazer, como quando jogava à bola ou fazia corridas de competição; outras vezes, por ser preguiçoso e atrasar-se para a escola. Mandriices próprias da idade.
Aos nove anos já se distinguia dos demais 'pela rapidez com que corria com a bola nos pés e fugia dos adversários'. Cedo se evidenciou também a simpatia pelo Benfica que, confessada ao pai, foi motivo de felicidade.
Quis o destino que o jovem Matos ingressasse no Centro Extra-Escolar da Mocidade Portuguesa. Reconhecidas no jovem qualidades ímpares, foi logo destacado para o Crosse de Natal, onde teria de percorrer 3 Km! Chegou o dia e, premido o gatilho da partida, o seu coração disparou, a cabeça atordoou e as pernas correram para alcançar a meta E chegou num honroso 5.º lugar.
Ainda a refazer-se da adrenalina, foi abordado pelo Sr. Eng. Mário Pires Ventura, que lhe perguntou: '- Oiça lá, você não gostaria de ir fazer atletismo para o Benfica?'. Matos Fernandes ficou sem palavras, recuperando-as de seguida para dizer que sim, mas que teria de ter o consentimento do pai. Este, claro está, apoio-o a cem por centro e o jovem atleta sentia-se como que a 'viver num sonho, num mundo irreal'. Estávamos em 1939 e aí começou a jornada de ascensão desta estrela de cor 'encarnada'.
Estreou-se nas comemorações do aniversário do Clube e tamanho era o nervossísmo que durante duas não pregou olho! Envergar a camisa benfiquista, estar perante uma assistência volumosa, era uma responsabilidade que extravasava e se impunha. E assim foi... Uma multidão de gente acercava-se do campo das Amoreiras para assistir às festividades, entre as quais à estafeta mista de 3x300 metros. A ovação 'Benfica, Benfica!' solenizava o momento e incitava o jovem a mostrar-se em todo o seu esplendor. E assim foi... Matos Fernandes passou o testemunho, ganhando um avanço de 40 metros, que deu a vitória ao querido Benfica. Bravo!
E foram estes os primeiros passos de uma 'estrela de primeira grandeza' do atletismo nacional! De entre as inúmeras conquistas, foi recordista nos 400 metros barreiras e destacou-se no decatlo nos jogos olímpicos em Helsínquia.
Para saber mais não precisa de correr, basta visitar a área 3 no Museu Benfica - Cosme Damião."

Paula Antunes, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!