Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Vermelhão: a caminho do Jamor !!!

Real Massamá 0 - 3 Benfica


Uma segunda parte goleadora, foi suficiente, para chegar aos Quartos-de-final da Taça de Portugal, num jogo que 'facilmente' poderia ter-se tornado complicado...
A diferença de valor individual é substancial, mas a estes jogadores do Benfica, faltam essencialmente rotinas colectivas, porque praticamente todos os jogadores que iniciaram a partida, têm tido poucos minutos.
Dos titulares do último domingo, só Ederson e André Almeida, jogaram... além destes dois, só o Cervi tem ritmo de jogo... Todos os outros não têm sido utilizados, por razões diversas. E isso notou-se... principalmente no 1.º tempo.
A 1.ª parte foi lenta, só o Cervi e as subidas do André deram alguma velocidade ao jogo, o Real at  fez um jogo corajoso, com bola tentaram jogar, não ficaram à espera do nosso erro, e não recorreram ao jogo violento (como por exemplo o 1.º de Dezembro tinha feito...). O Zivkovic quando mudou para a Direita melhorou bastante... e foi visível que o sérvio estava com vontade de mostrar serviço!
Na 2.ª parte, com a entrada do Guedes e o golo logo de entrada, o comportamento da equipa mudou. Ficámos mais agressivos, o Guedes contagiou os colegas... é verdade que o 2.º golo, demorou, o Real começou a acreditar, até criou uma ou outra oportunidade... mas 'cheirava' a golo do Benfica!!! Este foi um daqueles jogos, onde fiquei com a sensação, que se o Real marcasse, o Benfica responderia rapidamente...!!! Algo que nem sempre acontece!!!

Com a lesão do Júlio o Ederson foi obrigado a ser titular, e esteve bem no pouco trabalho que teve.
Lisandro e Jardel estiveram bem, o Lisandro provavelmente já merecia mais minutos e o Jardel estava mesmo a precisar de minutos... é de longe o nosso melhor Central a jogar pelo lado esquerdo!!!
O Almeida regressou à direita, onde se sente mais à vontade... O Yuri mostrou-se, cumpriu, não fez nada de especial, mas também não comprometeu... Com o Grimaldo, com a 'falada' contratação do Hermes, creio que o Yuri precisa de ser emprestado a uma equipa de I Liga...
A dupla Samaris/Danilo nas coberturas esteve sempre bem, mas nota-se falta de ritmo... e no caso do Danilo falta de confiança para arriscar... Continuo a pensar que o Danilo será importante naquilo que resta do Campeonato (espero que fique no plantel...).
Com a lesão do Salvio, abre-se uma 'vaga' nas Alas do Benfica! Com Cervi na esquerda, parece que o Rafa tem prioridade para a direita, mas o Zivkovic merece ser equacionado... Talento enorme, e apesar de ser canhoto, é na direita que joga melhor. Mesmo com o Cervi e Rafa no 11, o Ziv merece ser a 3.ª opção no banco!!!
O Carrillo voltou a desperdiçar uma oportunidade. Para mim, a aparente falta de vontade, é uma das coisas mais irritantes, num jogador do Benfica, e o Carrillo (por muito que seja defendido pelo Vitória) parece que não quer...!!! A estratégia de comunicação até pode ser 'outra', mas é claramente um jogador para ser 'vendido'... rapidamente, antes que desvalorize mais!!!
O Cervi foi provavelmente o melhor em campo. Jogou no meio, como é óbvio não é um segundo ponta de lança, noutro modelo de jogo, seria um '10', mas além do talento, tem garra, raça (algo que é raro para jogadores desta posição...), e portanto acaba por disfarçar a falta de 'peso', com muita vontade... e velocidade!!!
Parece estranho, mas o Mitro apesar de ter marcado 2 golos, não está a jogar bem...
Com Jonas quase de volta, com o Rafa disponível e com o Cervi a jogar assim no 'meio', o Guedes não pode adormecer... A entrada da nossa 'carraça' mudou o jogo, continua a definir mal no remate, mas acaba por contagiar os colegas com a sua entrega...
Jiménez está 'on fire'...
A entrada do Pizzi, na minha opinião, foi um risco desnecessário!!!
Mesmo num jogo correcto, com os jogadores a respeitarem-se e a respeitarem o árbitro, alguns erros do Jorge Ferreira! Um daqueles árbitros com fama de ser Benfiquista e por isso mesmo tem dificuldade em apitar as faltas a favor do Benfica:
- a melhor oportunidade do Real, nasce numa falta claríssima sobre o Danilo... com 0-0 !!!
- só marcou penalty sobre o Guedes à segunda, no primeiro lance, esqueceu-se!!!
Numa altura da época, com um calendário sobrecarregado, o descanso dado a quase todos os titulares foi muito importante. O Estoril, o nosso adversário no sábado, foi obrigado a jogar um prolongamento hoje... Espero que o Benfica saiba aproveitar a vantagem, mas para isso é preciso não nos deixar embalar por eventuais facilidades devido à troca de treinador para o lado do Estoril...!!!

Vamos esperar pelo sorteio dos Quartos-de-final da Taça, mas este ano (como todos os outros) é claramente para regressar ao Jamor!!!

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!