Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Portugal e as competições europeias

"O futuro aponta para menos clubes portugueses na Liga dos Campeões. E continua a pairar o fantasma da NBA do futebol...

Como serão, num futuro próximo, as competições europeias de futebol? Esta pergunta, muitas vezes repetida nos últimos tempos, continua sem ter resposta definitiva. Apesar do princípio de acordo alcançado entre a UEFA e os clubes mais poderosos, persistem correntes fortes que apontam para uma Liga fechada, tipo NBA, capaz de gerar muito mais riqueza, garantindo um sucesso planetário à competição. Por mais que os pequenos países tenham sido decisivos na recente eleição do novo presidente da UEFA, será muito duvidoso que tenham força para impor a sua vontade aos emblemas mais ricos. Numa conjuntura de competição elitista, baseada sobretudo no mercado televisivo, que hipóteses terão os clubes portugueses? Quantas vagas conseguirão? Uma? Duas? E como? Por convite? Estas questões não são teóricas,são feitas sobre cenários plausíveis que muito provavelmente condicionarão o futuro do futebol nacional. Há uma guerra surda, de bastidores, em curso, que obedece a premissas economicistas e apresenta francas hipóteses de vingar.
Enquanto esse tempo novo não chega, as preocupações portuguesas viram-se para um horizonte conhecido e ainda assim preocupante. Parece muito difícil, aos emblemas nacionais, a manutenção do actual estatuto que permite ter dois clubes com entrada directa na Champions e um com acesso ao play-off. Quer isto dizer que daqui a dois anos o mais provável é que Portugal envie o campeão à Liga milionária e tenha o segundo classificado no terceira pré-eliminatória de acesso aos milhões. Ou seja, dos três grandes só um terá direito ao jackpot. Este cenário, que nos bate à porta, altera a correlação de forças existentes e acentua a guerra por um espaço absolutamente vital, entre os três grandes, Benfica, Sporting e FC Porto precisam das receitas directas da UEFA, ao mesmo tempo que necessitam da montra de luxo que é a Champions para realizaram transacções milionárias.
Amanhã, quando iniciaram a segunda jornada da fase de grupos das competições europeias, os clubes portugueses entram em campo com a necessidade premente de somarem pontos-UEFA que evitem/retardem a despromoção. Uma tarefa difícil, perante as forças em presença, num quadro global com mais sombras que luzes para o futebol nacional.

ÁS
Kostas Mitrolgou
O goleador grego do Benfica está a atravessar uma excelente fase e mostra ser uma peça fundamental na equipa de Rui Vitória. Mitrolgou está incomparavelmente melhor física e tecnicamente - quando comparado com o jogador que chegou à Luz há pouco mais de um ano. Está bem enquadrado e promete bastante.
(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!