Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Edite sobre rodas!

"Calçou os primeiros patins na Costa, ganhou notoriedade no rinque do Zoo e no Benfica foi elevada a Rainha.

Com 14 anos, Edite Cruz foi a primeira patinadora portuguesa a exibir-se no estrangeiro e, aos 15, foi nomeada Rainha do Patim. Mas como se atinge tanta notoriedade em tão tenra idade?
Ainda mal sabia andar e já acompanhava os pais nas idas ao Campo das Amoreiras para ver jogar o Benfica. Um dia, depois de mais um jogo, perguntou-lhes se podia vir para o Clube.
'-Que orgulho! Claro que podia!'
Uma semana depois estava vestida à Benfica a frequentar as aulas de ginástica. Tinha 3 anos. O primeiro passo estava dado, faltava o outro.
Em frente à casa de férias dos pais, na Costa da Caparica, existia um pavilhão com um rinque de madeira onde, à noite, a pequena Edite ia ver as outras crianças andarem de patins. Tanto viu que, do alto dos seus 9 anos, pediu aos pais para experimentar. Em Agosto de 1942, calçou os patins pela primeira vez e bastou uma semana para lhe ganhar o jeito.
No fim do Verão, já em Lisboa, continuou a pedir que a levassem a um rinque de patinagem, mas o pai, José Cruz, era sempre o mais difícil de convencer.
'-E se ela se magoa?'
Mas Edite não aceitava um 'não' como resposta e tanto insistiu que afastou os medos do pai e passou a ser presença assídua no rinque do Jardim Zoológico, onde Xavier Araújo '(...) um dos maiores «carolas» de patinagem artística' assumiu o papel de seu mentor. Mas a evolução da pequena foi tão rápida que, pouco tempo depois, o próprio Xavier disse, admirado, que já não tinha nada para lhe ensinar.
Da ginástica passou para a patinagem do Benfica e depressa o seu nome começou a ser conhecido. Aos 11 anos, participou pela primeira vez numa prova oficial do Clube e sagrou-se Princesinha do Patim. O pai, tão receoso de início, estava agora todo vaidoso com o talento da Edite e acabou, também, por se apaixonar pela patinagem. Foi ele quem inventou os patins de duas rodas, apresentados ao público pela filha em 1947. Mal sabia que ainda teria muito porque se orgulhar em 1948, Edite acompanhou a selecção nacional de hóquei em patins à Suíça, onde se exibiu nos intervalos dos jogos, ficando para a história como a primeira patinadora portuguesa a actuar no estrangeiro. No ano seguinte, com apenas 15 anos, foi elevada a Rainha do Patim!
Pode saber mais sobre a fulgurante carreira de Edite Cruz, no Museu Benfica - Cosme Damião, na área 2. Jóias do Ecletismo."

Marisa Furtado, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!