Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Fundação Benfica


"A pandemia não é igual para todos, em particular as suas consequências económicas e sociais, acentuando desigualdades e expondo crescentemente os mais necessitados.
O Estado tem reforçado os apoios e implementado medidas que visam diminuir o impacto, a vários níveis, da pandemia, enquanto as instituições de solidariedade tentam alargar o raio de ação, bem como o universo de beneficiários, tentando ultrapassar constrangimentos e desafios que se avolumam, incluindo no modo como se implementam os projetos.
É neste contexto que a Fundação Benfica procura manter ininterrupta a sua atividade e, simultaneamente, contribuir para minorar adversidades emergentes da crise pandémica, criando para este efeito o projeto "Juntos cuidamos de Si".
Logo numa primeira fase, houve a doação ao SNS que permitiu a aquisição de milhares de máscaras, fatos, termómetros e dois ventiladores. Colaborou ainda com a GNR na entrega de 3000 kits alimentares para idosos em contexto de fragilidade social e isolamento e procedeu à oferta de mais de cinco toneladas de alimentos às pessoas em situação de sem-abrigo. Mais recentemente, numa parceria com a empresa Active Capital, foram doadas 25 000 máscaras a escolas e 10 000 viseiras a hospitais.
Igualmente relevante é a capacidade demonstrada para assegurar a continuidade dos projetos implementados e dos quais beneficiam milhares de pessoas. São onze as iniciativas a decorrer presentemente.
O projeto "Para ti Se não faltares", de capacitação e combate ao absentismo e abandono escolar, abrange, no presente ano letivo, 480 crianças em dez escolas de Paranhos, Ponte de Sor/Montargil e Lisboa.
O "Community Champions League", presente em 12 freguesias de Lisboa, visa o fortalecimento dos laços comunitários e a promoção da cidadania ativa em pessoas de diferentes origens, incidindo em 150 jovens e respetivas comunidades envolvidas.
O "Hat-trick: Treinar, Jogar e Vencer" destina-se a 75 jovens de 15 a 21 anos da Escola Profissional Gustave Eiffel. É um projeto de intervenção e inclusão, com foco no desenvolvimento de competências pessoais e sociais, e assente nos princípios do projeto "Para ti Se não faltares" e da prática desportiva de Futebol de rua.
O "Benfica Faz Bem", que consiste em proporcionar um conjunto de experiências e interações com atletas e símbolos do Sport Lisboa e Benfica a diferentes grupos que de alguma forma se encontram em contexto de fragilidade social ou de saúde, continua mesmo em contexto de pandemia, destacando-se o recurso às videochamadas com elementos do plantel da nossa equipa de futebol profissional.
O "KidFun – Educação para valores", implementado desde 2014 em itinerância (150 escolas de 18 distritos e 50 concelhos) e que abrangeu 20 000 a 25 000 crianças do 1.º ciclo, teve de ser reformulado nesta fase para eliminar o risco de propagação do novo coronavírus, nomeadamente através da transição para formato online, com adaptação em curso dos conteúdos. As atividades têm início previsto em dezembro, com as inscrições a decorrerem até final do ano.
O combate ao racismo e outras formas de discriminação é feito através do projeto "Show Racism the Red Card". Foram envolvidas 400 crianças, outras 800 têm a participação pendente face à pandemia e serão envolvidas ainda 2400, de forma mais pontual em ações de sensibilização.
Os projetos "Walking Football" (envelhecimento ativo) e "Futebol Adaptado" (desporto inclusivo) têm os treinos e eventos suspensos, o que não significa que estejam parados, com trabalhos preparatórios a decorrerem conforme as necessidades, em particular o reinício dos treinos do futebol adaptado na próxima quinzena.
"Welcome through football" trata-se de um projeto europeu em colaboração com a EFDN e outros clubes membros com o objetivo de promover a inclusão social e a empregabilidade junto de refugiados. O Protocolo já foi estabelecido com o Alto Comissariado para as Migrações, o início das atividades será em dezembro e terá mais de 30 participantes.
Há ainda o projeto "Faz da tua escola um viveiro", em parceria com a Lousitânea - Liga de Amigos da Serra da Lousã, para educação ambiental e apoio específico à reflorestação das zonas afetadas pelos incêndios de 2017, com uma metodologia participativa envolvendo alunos, professores e famílias das Escolas Básicas do 1.º Ciclo.
E, finalmente, o "Benfica Contigo | Assistência Humanitária", através do qual se concebem e implementam estratégias e ações de colaboração em torno de determinadas causas e respostas muito específicas a desenvolver. Enquadram-se, em particular, neste projeto, as causas relacionadas com as catástrofes ambientais que cada vez mais impactam de forma extremamente significativa o nosso planeta.
A Fundação Benfica é um dos ativos mais importantes do Sport Lisboa e Benfica, tornando-se, desde cedo e pelo impacto muito positivo na vida de milhares de pessoas, absolutamente imprescindível."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!