Últimas indefectivações

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Fim de semana baixou a temperatura

"O futebol português precisa de bom senso para ultrapassar o momento dedicado que atravessa. A alternativa é o abismo.

O futebol português saiu airosamente do fim de semana de todos os riscos. Não houve casos particularmente polémicos e a temperatura passou de insuportável a muito elevada, o que, a curto prazo, permite que as competições possam retomar alguma normalidade. Porém, seria bom que os vários protagonistas das cenas tristes da passada semana tivessem a humildade de autocrítica, porque foi ultrapassada a linha que separa o protesto da arruaça, retirando-lhes a razão que eventualmente pudessem ter.
Parece claro que, no contexto presente, por questão de mero bom sendo, o Conselho de Arbitragem deve defender os árbitros evitando nomeações de risco, ou seja, os jogos dos três grandes (especialmente esses) devem ser entregues a juízes experientes. Não quer isto dizer que estes estejam imunes à crítica ou à contestação (é ver o que o Sporting disse de Jorge Sousa, o mais experiente de todos, depois do jogo da Luz), mas terão outro traquejo para enfrentar as dificuldades.
Também se torna evidente a necessidade de moderação verbal por parte dos responsáveis. A razão pontual que possam ter não resiste a um discurso de hipérbole que mais parece ter como objectivo sacudir a água do capote perante os maus resultados.
Dito isto, o que se está a passar especificamente com o FC Porto merece atenção redobrada porque a sensação que dá é de estarmos perante uma potencial fractura no clube. As ameaças a Artur Soares Dias, prontamente repudiadas pelo líder dos Super Dragões e pelo próprio clube em comunicado, seguidas de mensagens de contestação a esse mesmo chefe de claque e ainda a um administrador da SAD e a um empresário que trabalha com os dragões e é filho do presidente, configuram uma situação explosiva que já nem é disfarçada. Depois de três épocas em seca de títulos e com mais um ano de dificuldades em perspectiva, só resultados particularmente bons poderão calar a contestação e devolver a margem de manobra à SAD portista. E este é um caminho cada vez mais estreito e perigoso.
PS - É difícil entender as razões que levaram a Direcção da Liga de Clubes, nesta fase crítica, a optar pela invisibilidade. A Liga não tem que tomar partido por este ou por aquele clube. Mas deve defender a indústria e isso não fez...

ÁS
Rui Vitória
Passou pelos dias de tormenta com a serenidade de quem nada deve e por isso não teme. Teve palavras tranquilas e sensatas, defendeu o grupo que lidera e, a seguir, conduziu o Benfica a um triunfo importante no castelo de Guimarães. Estamos perante uma liderança humilde mas mesmo assim firme, que se afirma cada vez mais...
(...)

DUQUE
João Paulo Rebelo
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto mostra ser, a cada dia que passa, um peixe fora de água, incapaz de qualquer contributo positivo para a causa que tutela e que, aliás, sempre lhe foi estranha. A forma como interveio na recente crise da arbitragem deu bem a ideia da irrelevância do seu magistério.

Será desta que Queiroz muda de projecto?
«A Federação Iraniana reconheceu não ter nem as condições, nem a autoridade para a implementação do plano já aprovado»
Carlos Queiroz, seleccionador demissionário do Irão
A relação entre Carlos Queiroz e a Federação de Futebol do Irão tem tido tanto de profícua (é a melhor selecção asiática) quanto de tumultuosa. O técnico português acaba de bater com a parta (coisa que já fizera no passado) e desta feita parece realmente decidido a mudar de ares. Talvez lhe surja um projecto menos dependente dos políticos, numa federação com «mais autoridade».


Dia de CR7 em Zurique. E Fernando Santos?
Não se espera nenhum cataclismo cósmico que afaste da conquista de prémio da FIFA, The Best, para melhor jogador de 2016, que hoje será entregue em Zurique. Ao mesmo tempo, aqui se formulam votos para que Fernando Santos ganhe o galardão de melhor treinador do mundo. Merece...

(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Quando o Delgado afirma que nesta jornada 'não houve casos particularmente polémicos', está de facto a afirmar que os Corruptos e os Lagartos foram beneficiados... porque se não fossem, haveria seguramente polémica!!!

3 comentários:

  1. Qd são os do costume a prevaricar o título é "O futebol português" q "precisa de bom senso"; se fosse o Benfica a invadir campos de futebol, a insultar, agredir ou ameaçar árbitros, ou a incitar os adeptos à violência, a conversa seria bem diferente e o dedo acusador não hesitaria em apontar para o único Clube sério e honesto dos chamados grandes - o Benfica...
    FranciscoB

    ResponderEliminar
  2. Não foi feliz o Delgado...

    Ou então é o hábito de não ver os lances que favorecem dragartos tal como fizeram todos no jogo de Setúbal

    ResponderEliminar
  3. É mais um bardamerdas a debitar boçalidades.
    Não houve casos polémicos porque os corruptos e os complexados deste país foram ESCANDALOSAMENTE beneficiados.
    Era isto que qualquer jornalista imparcial deveria escrever.

    CARREGA BENFICA TRINTA E SEIS!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!