Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Mais Benfica


"1. No primeiro dia da semana passada, Domingo, 5 de Janeiro, cumpriram-se 11 anos sobre a morte de Eusébio, o maior. Nascido em Lourenço Marques, hoje Maputo. Eusébio da Silva Ferreira foi o monumental jogador da história do Sport Lisboa e Benfica e o melhor jogador de todos os tempos do futebol português. O legado q8ue Eusébio deixou no Benfica é o que é, não permite discussões.

2. Nos 15 anos em que se vestiu de águia deixou-nos uma fabulosa coleção de títulos e de categorias: 11 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, 1 Taça dos Clubes Campeões Europeus. Foi por 7 vezes o melhor marcador do nosso campeonato (1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1970 e 1973), foi por e vezes o melhor marcador da Taça dos Clubes Campeões Europeus (1965, 1966 e 1968) e foi o melhor marcador do Mundial de 1966 (com 9 golos). Conquistou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou a Bota de Ouro, prémio instituído pelo jornal francêsbL'Équipe, que consagrava o melhor marcador europeu, em 1968 1973.

3. Morreu em 4 de Janeiro de 2014, e, no fim da semana seguinte, dois dos emblemas mais míticos da Europa decidiram promover um minuto de silêncio nos seus estádios em memória do nosso Rei. Em Old Trafford, a casa do Manchester United, e em Santiago Bernabéu, a casa do Real Madrid, antes dos respetivos jogos, o público ovacionou de pé o nome de Eusébio, um jogador adversário, naquela hora em que deixou de ser adversário e passou a ser pertença de todos ocupando o seu lugar régio na memória coletiva do futebol europeu e mundial.

4. A perene devoção do Benfica pela figura de Eusébio e o enorme respeito internacional que continua a granjear não se explicam apenas pelos números do seu palmarés. Havia outro coisa.

5. Para além dos golos, das conquistas, das exibições memoráveis e das proezas do mais alto quilate - tudo o que o definiu e define como um dos melhores do mundo -, Eusébio era um ser raro. Tão raro, que, sempre que lhe pediam autógrafos em Portugal, ou em qualquer outra parte do mundo, era Eusébio quem dizia 'obrigado' agradecendo ao seu admirador o facto de o admirar. Que rei.

6. O Benfica joga no sábado a final da Taça da Liga. O adversário é o Sporting. Trata-se de um troféu oficial do calendário do futebol português. O Benfica não conquista a Taça da Liga desde 2016. Não faltam motivos de empolgamento para o Benfica somar mais um título oficial para o seu palmarés.

7. O percurso do Benfica nestas últimas jornadas do Campeonato Nacional foi, no mínimo, frustrante. O Campeonato chegou a meio. Falta disputar a 2.ª volta. Queremos mais Benfica, muito mais Benfica até ao fim da temporada."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!