Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Aprender a nadar 'à Benfica'


"O Clube promoveu a prática da natação junto dos mais jovens, mesmo quando ainda não tinha uma piscina própria

O verão de 1955 teve a refrescante novidade de se terem iniciado as aulas de natação do Benfica, integradas no seu Curso de Iniciação Desportiva. Como o Clube não possuía ainda uma piscina, foram utilizadas as do Batalhão de Sapadores Bombeiros. Esta nova disciplina 'foi um êxito', contando desde logo com um elevado número de inscrições, e foi graças a ela que 'muitos alunos aprenderam a nadar, interessando-se extraordinariamente por este desporto'.
Era setembro desse ano, Armando da Costa Ribeiro, um dos membros da comissão angariadora de fundos para a construção da piscina e sócio que ficaria conhecido pela sua 'longa a prestimosa dedicação clubista', ofereceu ao Benfica uma taça 'para serem inscritos anualmente os nomes (benfiquistas) que mais se distinguiram na natação da iniciação desportiva'. A taça recebeu o nome do seu filho, 'nosso consócio e brilhante nadador', Vasco Costa Ribeiro. Com este benemérito gesto, iniciou assim uma tradição que acompanhou, durante largos anos, as festas de encerramento do curso de natação de Iniciação Desportiva benfiquista.
A Taça Vasco Costa Ribeiro assemelhar-se-ia a um troféu perpétuo, 'no qual serão anualmente gravados os nomes do melhor e da melhor nadadora do curso', com ambos os alunos a receberem durante as festas de encerramento uma medalha por este feito, também instituídas por Armando da Costa Ribeiro. Os dois primeiros 'pequenos nadadores' a serem distinguidos foram Zulmira dos Santos Silva e Joaquim Carlos da Encarnação Coelho.
A partir de 1959, este curso passou a promover ainda a realização de atividades culturais e recreativas, como excursões, palestras, concursos literários e de fotografia, e sessões de cinema. Em meados da década seguinte, a natação tornou-se na principal disciplina da Iniciação Desportiva.
Após 'longos anos' a utilização  alheias, os nadadores encarnados viram os seus sacrificios serem recompensados com a inauguração das piscinas do antigo Estádio da Luz, em 1978, dando início a uma nova fase das escolas de natação do Benfica.
Saiba mais sobre a contratação desta piscina na exposição temporária Um por Todos e Todos pelo Estádio! - Memórias do Estádio da Luz (1054-2003), no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!