Últimas indefectivações

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Vermelhão: vantagem ao intervalo... no último suspiro!!!

Benfica 3 - 2 Famalicão


Estava com viagem marcada para ir a Catedral, mas esta tarde mudei de ideias! Não foi a única razão, mas estava com um mau pressentimento!!! Em primeiro lugar havia a qualidade do adversário, muito provavelmente o terceiro adversário mais complicado no Tugão: depois do actual Braga e dos Corruptos (por motivos extra-futebol...); em segundo lugar, era previsível alguma rotação no nosso onze titular... e esta época sempre que isso aconteceu, correu mal; em terceiro lugar, independentemente de todos os discursos motivadores, apesar de todos os bitaites la palicianos, na melhor das hipóteses, os jogadores tinham a cabeça 'dividida' entre o jogo de hoje e a partida de Sábado no Dragay!!! 

Dito isto, relativizando o jogo de hoje, sabendo que as dinâmicas do jogo de Sábado serão completamente diferentes, que os níveis de motivação/concentração vão ser completamente diferentes: estou preocupado!
Na primeira metade da época, mesmo jogando mal em vários jogos, fomos ganhando com alguma facilidade, e isso aconteceu essencialmente porque defensivamente estivemos sempre concentrados. Nas últimas partidas, temos sofrido quase sempre golos, e nestes últimos dois, sofrermos mesmo dois golos em cada um! Algo que esta época, no Tugão, só tinha acontecido no jogo da Luz com os Corruptos!!!
O abaixamento de forma do Ferro já foi aqui referenciado, mas não é o único, o Almeidinhos também não está bem (o Tomás neste momento, dá-me mais garantias!), e a cobertura dada pelo meio-campo tem sido deficiente, o Gabriel por exemplo, apesar do golo decisivo hoje, também está longe daquilo que já fez... A 'linha' defensiva impecável, que chegámos a ter no tempo do Judas, que no tempo do Rui Vitória foi-se 'deteriorado', que recuperámos em parte com o Lage, em alguns momentos do jogo, 'desaparece' completamente!!! A reacção à perda de bola, também não está 'calibrada', nem pelo contrário!!!
A primeira parte, foi lenta, mas até conseguimos controlar, quase sempre, e tivemos algumas oportunidades, mas acabou por ser o Fama a desperdiçar a mais escandalosa!!!
Com o golo, parecia que o jogo ia 'cair' para o nosso lado, mas voltámos a demonstrar dificuldades em gerir uma vantagem... Sabendo que estamos numa eliminatória a duas mãos, todos deviam ter consciência, que não sofrer golos em casa, era fundamental para a 2.ª mão!
Com o Famalicão a dar a volta... apesar da equipa ter ficado completamente desequilibrada com as substituições, voltámos a ter capacidade de reacção nos últimos minutos, e com o adversário já sem forças, acabamos por chegar à vitória...
Com este resultado, fica tudo por decidir para a semana, após o jogo com os Corruptos, e na véspera do jogo na Luz com o Braga!!! Também é verdade que o Fama vai estar um bocadinho mais desgastado, porque não não estão habituados a jogar a meio da semana! Agora, vamos ter que marcar golos... e se calhar, a melhor estratégia, será aquela que usámos em Paços ou em Guimarães!!!
Se dúvidas havia, creio que hoje ficaram todos com a certeza que o Taarabt é claramente o nosso jogador em melhor forma... Também ficámos com a certeza que o Seferovic não pode ser substituto do Vinícius, em jogos deste nível de dificuldade! Curiosamente, mais uma vez, tivemos o Rúben a fazer o passe de ruptura, que deu um golo do Benfica, algo que tem sido recorrente nas últimas partidas!!! E o Ody com mais uma grande defesa, decisiva...!!!
Os Corruptos hoje empataram em Viseu, teoricamente até fizeram um pior resultado que nós... mas 'protegeram' quase todos os titulares! Além das questões físicas, e mentais, vamos quase de certeza levar com o Ladrão da Confeitaria... O Benfica normalmente não tem o instinto 'matador' nestas ocasiões! Uma vitória do Benfica, decide praticamente a Liga, mas das poucas vezes (não me recordo de ir ao Dragay com tantos pontos de vantagem!) que o Benfica chegou ao Dragay com alguma vantagem, normalmente somos 'moles', não vamos com tudo... Espero sinceramente que no Sábado seja diferente, esta sequência que se segue: Corruptos, Fama, Braga e depois UEFA com Barcelos pelo meio, é muito perigosa... A sequência vitoriosa do Lage como treinador, é fantástica, mas algum dia irá 'acabar', é uma daquelas inevitabilidades estatísticas, agora o 'esforço' final que a equipa hoje conseguiu, dá-me esperança... é importantíssimo que a 'fome' dos títulos não esmoreça, com a vantagem de 7 pontos!

A mensagem terá que ser efectiva: podemos 'ganhar' o Campeonato no Sábado e não vale a pena adiar para 'amanhã' aquilo que pode ser feito no Sábado!!! O jogo não vai ser 'justo', vamos jogar num relvado inclinado deste do primeiro segundo até ao último, e nem vale a pena 'falar do assunto' é uma inevitabilidade... Agora, temos mais do que talento e qualidade para ganhar...!!!

1 comentário:

  1. No ladrão vai ser outro jogo; a Equipa tem estado à espera dele e vai dar o máximo; não tenhas dúvida.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!