Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Campeonato, o que foi e o que será...

"O futebol como o conhecíamos acabou ontem. No próximo domingo, no Jamor, começa a era do 'big brother' do apito.

Caiu o pano sobre mais uma edição do campeonato nacional e ninguém poderá queixar-se de falta de emoção. O título apenas ficou resolvido na penúltima jornada e a decisão da despromoção durou até ao derradeiro segundo. A edição 2016/17 da I Liga ficou também marcada pelo terrorismo verbal, que criou um clima crispado, contrário aos interesses do futebol. Porém, a necessidade que cada clube foi sentido de, por um lado, se justificar perante os seus adeptos e por outro tentar criar condições que pressionassem os árbitros, falou mais alto. Infelizmente não é crível que a próxima temporada traga, nesse particular, boas notícias, já que as vagas para a Champions vão diminuir e, por consequência, a pressão vai aumentar.
Ontem despedimo-nos do futebol, como o conhecemos desde sempre; no domingo a final da Taça trará já o vídeoárbitro e a próxima temporada será toda julgada com o auxílio do Big Brother do apito. Se bem que a polémica vá de certeza continuar, a verdade é que os erros passarão a ser menos frequentes e a suspeição sistemática poderá ser combatida com maior eficácia. Pode ser que os adeptos percebam que quanto mais os seus clubes falarem de problemas laterais, menos chegam ao cerne da questão. Tapar o sol com a peneira e atirar poeira para os olhos pode resultar pontualmente, mas acaba sempre por dar meu resultado.
Dois dos três candidatos crónicos ao título vão começar 2017/18 com um nó na garganta. O Sporting porque terminou a época com mais dúvidas do que certezas e sem que se perceba ainda muito bem quem vai mandar em quê, nem quais os meios que vão ser colocados à disposição de Jorge Jesus. Bruno de Carvalho, que já abdicou do Facebook, irá também abdicar de ir para o banco? Essa é apenas uma das muitas questões que se levantam em torno do clube de Alvalade.
Quanto ao FC Porto, que tinha hábitos recentes de vitória que estão a desvanecer-se, enfrenta problemas de fim de ciclo presidencial, complicados de resolver, a que se junta uma necessidade de fazer face ao fair play financeiro da UEFA que terá consequências na construção do plantel. Pinto da Costa já é abertamente contestado e por muito que os adeptos se sintam gratos pelo passado, começa a ser entendimento geral que é já tempo de preparar o futuro...

Fim da linha para Nuno no dragão?
«Agora é o momento de nos sentarmos, olharmo-nos nos olhos e ver o projecto»
Nuno Espírito Santo, treinador do FC Porto
O FC Porto terminou mais uma época sem títulos e o ambiente em torno da continuidade do treinador está carregado. Bem estariam os dragões se os problemas que os afligem se resolvessem com a mera mudança de técnico. Porém, é a saída mais fácil para uma SAD fragilizada e não surpreenderá se Nuno Espírito Santo for o bode expiatório de pecados essencialmente alheios.

ÁS
Vítor Oliveira
O Portimonense é o novo campeão nacional da II Liga, cereja no topo do bolo de uma temporada magnífica. E Vítor Oliveira, principal artífice do sucesso algarvio, já fez saber que vai continuar no Barlavento na próxima temporada, o que representa uma nuance importante numa carreira de treinador de sucesso

ÁS
Vicente de Moura
Perante as circunstâncias, a demissão era a única saída digna que restava ao antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal. E o comandante não desiludiu quem se habitou a admirá-lo. Há momentos na vida em que, quem anda de espinha direita, não admite curvar-se perante a arbitrariedade e a prepotência.

ÁS
Cristiano Ronaldo
O português que já foi considerado quatro vezes pela FIFA melhor jogador do mundo conquistou mais um título importante ao sagrar-se ontem, em Málaga, campeão de Espanha. CR7 fica agora apenas dependente do que acontecer em Cardiff, na final da Champions, para poder subir ao Olimpo pela quinta vez.

Pepa e Petit
Ontem foi um dia particularmente bom para os treinadores Pepa, do Tomdela e Petit, do Moreirense. Contas feitas, as suas equipas mantiveram-se na I Liga e as suas ex-equipas, também. É que Pepa começou a época no Moreirense e Petit no Tondela. Depois, ambos foram engolidos pelo turbilhão de chicotadas psicológicas que assolou o futebol português e acabaram por 'trocar' de clube. Celebraram a dobrar, com os triunfos da tarde de ontem sobre FC Porto e SC Braga, respectivamente, porque ficam ligados a duas 'salvações' e a nenhum 'funeral'...

Venezuela, o futebol no meio da crise
Começou, na Coreia do Sul, o Mundial de sub-20 e as surpresas têm-se sucedido. Além da derroa de Portugal frente à Zâmbia, a prova ficou, até agora, marcada pelo triunfo da Venezuela sobre a Alemanha (2-0). Com o país nas ruas há 50 dias a protestar contra Maduro a 'vinotinto' deu uma alegria a um povo que sofre."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: O elogio a Vicente de Moura até pode ser politicamente correcto... Mas, como é que é possível que o antigo Presidente do COP, tenha estado ao lado de um atrasado mental, apoiando tudo, durante mais de 4 anos?! E não esteve calado...! Deu aval a tudo... e ainda promoveu ele próprio, comportamentos eticamente reprováveis, aliciando atletas de outros clubes...!!!

1 comentário:

  1. MUITO BEM OBSERVADO. Lá porque este indivíduo saiu em desacordo com o "cuspideiro", a sua consideração, para alguns Benfiquistas, terá aumentado...porque razão ?!?!?!...Dizer "merda" ao "cuspideiro" está ao alcance de qualquer um, mesmo não sendo dos VERDE/azulados; ele faz questão de se pôr a jeito. Este recém-demitido, foi, e é um ANTI-BENFIQUISTA PRIMÁRIO com provas sobejamente dadas. Por outro lado, são assuntos que não nos deveriam interessar para nada.( na minha modesta opinião.)

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!