Últimas indefectivações

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Parabéns (pela farsa), FC Porto!


"Faz hoje 127 anos que a cidade antiga e mui nobre, sempre leal e invicta, viu nascer um clube chamado Futebol Clube do Porto. Ou será que não?
Para entendermos a história do FC Porto e os seus fundadores, precisamos de entrar numa cápsula do tempo e recuar até ao período da monarquia portuguesa, onde um grupo de rapazes que tinha como missão divertir-se após as horas de trabalho, decide criar um grupo. Este grupo, denominado por “Grupo do Destino”, era um grupo cheio de alegria e entusiasmo e tinha como seu presidente o famoso José Monteiro da Costa. Este, em conjunto com o seu pai, decide visitar Espanha, Inglaterra e França entre 1904 e 1905 e, quando volta ao Porto, descreve aos amigos com muito entusiasmo um jogo de bola a que tinha assistido em Inglaterra.
Assim, surgiu a ideia de José Monteiro da Costa organizar com o seu “Grupo do Destino”, cuja divisa era «um por todos e todos por um», um grupo de futebol.
António Martins, sócio n°3, pertencente ao grupo de sócios fundadores e amigo pessoal de Monteiro da Costa, assim relatou no extinto semanário "O Tripeiro", em 1 de Março de 1926, e ainda afirmou que, na altura, «apareceram de entrada dois óbices a resolver: o desconhecimento completo, por parte de todos os sócios, de tal jogo, e a falta de capital».
Como a história do FC Porto está muito bem documentada, sabemos ainda quais os primeiros jogadores a jogarem pelo clube: Elisabeth de Mesquita, António Pinheiro, Mendes Correia, Catulo Gadda, Boada, António Martins, Freitas, Monteiro da Costa, Hardy, Araujo e José Bastos. Além dos seus primeiros 12 sócios, também sabemos quem foram os primeiros 100 sócios do clube.
Todas as figuras ligadas à fundação do clube e que conviveram com José Monteiro da Costa, inclusive Camilo Monis (um dos primeiros associados do FC Porto), são unânimes em indicar o mês de agosto de 1906 como o mês de nascimento indiscutível do clube (sim, leram bem, agosto de 1906, portanto pedimos que nos acompanhem a desmistificar a farsa).
Camilo relatou ainda, num Boletim do FC Porto, a origem do nome do clube, a qual citamos: «O futuro Clube, dizia José Monteiro da Costa, devia chamar-se "Futebol Clube do Porto", por os seus fundadores serem na sua quase totalidade tripeiros natos, a sua sede na cidade do Porto e o principal desporto a que se ia dedicar - o futebol».
Monteiro da Costa foi um bom homem, incansável, honesto, recto e cujas horas livres do seu trabalho profissional eram dedicadas ao clube. Era o primeiro a chegar e o último a partir, e deu vida e alma ao clube, embora tenha falecido muito novo, em 1911. Em sua honra e memória foi criada a Taça Monteiro da Costa, tendo o seu túmulo sido alvo de inúmeras romarias ao longo dos anos.
Com esta breve descrição detalhada e com os relatos de associados do FC Porto contemporâneos de José Monteiro Costa, os nossos leitores perguntar-se-ão de onde vem, afinal, a data de 28 de setembro de 1893 e o nome António Nicolau d'Almeida.
É que nenhum sócio fundador se referiu a ele, sendo que nem mesmo António Nicolau d'Almeida, o próprio, se manifestou relativamente ao “facto” de ser ele o verdadeiro fundador do clube.
Pois bem, a data de 28 de setembro de 1893 é, nada mais nada menos, que a data em que saiu uma notícia num jornal de Lisboa.
Como se justifica que, da cidade do Porto, se funda um clube e, exatamente no mesmo dia, se informe um jornal da cidade de Lisboa para que imprimam uma peça completa e se publique nas bancas a fundação do clube, isto em 1893? Terá sido através de uma troca de emails, via pombo correio, com a ajuda do bisavô de Rui Pinto? Esta data não faz qualquer sentido.
Ademais, perguntam os nossos leitores, porque é que um jornal de Lisboa haveria de publicar uma notícia de um clube que era da cidade do Porto? A razão é, na verdade, muito simples.
Nicolau d’Almeida teve a intenção de lançar um repto a jogadores/grupos de Lisboa para se disputar um jogo de futebol que, como todos sabemos, veio a realizar-se em 1894 entre uma equipa da CIDADE de Lisboa composta por jogadores de VÁRIOS CLUBES, dos quais faziam parte o Club Lisbonense, Carcavellos Club, Real Ginásio Club e Lisbon Cricket Club, além de jogadores provenientes de CLUBES da CIDADE do Porto, como o Real Velo Club e Oporto Cricket Club (compostos maioritariamente por ingleses).
Essa mesma Taça tinha a inscrição «Taça Foot-ball Championship das cidades de Portugal» e o assunto está bem documentado nas crónicas da altura.
É também um facto que, como tivemos oportunidade de descrever, o sócio n°3 do FC Porto relatou o «desconhecimento completo, por parte de todos os sócios, de tal jogo» e, como tal:
1- Se o FC Porto foi realmente fundado em 1893, porque é que um dos seus fundadores demonstrou total desconhecimento sobre tal jogo, por parte de todos os sócios?
2- Se o FC Porto foi realmente fundado em 1893, como se explica ter sido necessário fazer uma viagem ao estrangeiro por Monteiro da Costa, entre 1904 e 1905, para o “Grupo do Destino” fundar o clube?
3- Se o FC Porto foi realmente fundado em 1893, porque razão foi necessário esperar por 1987 para adulterar a data de fundação do clube, tendo como sustentação a data em que uma notícia foi publicada num jornal lisboeta?
A verdade é que o clube de Pinto da Costa apenas precisou de criar dúvidas e espalhar alguns mitos através de Rui Guedes - ou mesmo António Simões - para criar a ilusão de que o verdadeiro fundador do clube não era José Monteiro da Costa, nem o ano de fundação era 1906, mas meramente o ano da «reactivação».
Deste modo, foi necessário criar uma embelezada mentira para fazer acreditar os sócios do FC Porto de que, afinal, nos últimos 81 anos andaram todos enganados. Infelizmente, é muito mais fácil acreditar numa mentira repetida muitas vezes do que na verdade. Assim, a mentira ainda perdura até aos dias de hoje e há-de continuar, até esta começar a ser desmistificada de uma vez por todas. É precisamente para desmascarar farsas como esta que a equipa do Polvo das Antas existe.
Sabemos perfeitamente que o Football Club do Porto, de António Nicolau d'Almeida, não foi descoberto em 1987 e que sempre se soube da sua existência. O “Mundo Desportivo”, em 20 de Outubro de 1954, relatou a data de 1906 como a fundação do Futebol Clube do Porto, por José Monteiro da Costa, e 1893 a data de fundação do Foot-Ball Club do Porto, por Nicolau d’Almeida.
De 1954 a 1987, a única diferença é que Pinto da Costa não era ainda Presidente do FC Porto. De lá para cá, tudo foi inventado e feito para criar dúvidas e confusões.
O Polvo das Antas recorda que tudo o que foi descrito tem as devidas fontes registadas, tal como os relatos de fundadores e sócios, assim como jornais da época. Não é «segundo reza a lenda», nem são citações de blogues nem meras teorias, muito menos simples raciocínios escritos para cimentar uma ideologia desportista e social portista.
Podemos afirmar, sem quaisquer receios, que nem o famoso mote do FC Porto «A vencer desde 1893» é verdadeiro. Basta perguntarem a qualquer portista pela data da primeira vitória do seu clube. A verdade é que temos assistido a pura propaganda, uma mentira repetida muitas vezes, relegando para segundo plano homens excepcionais como José Monteiro e Costa e outros fundadores.
Terminamos, recordando Ponciano Serrano - prezado antigo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Porto - que afirmou «recordar José Monteiro da Costa, seu genial Fundador e primeiro Presidente, e um imperativo de consciência»."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!