Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de setembro de 2020

O dia em que Luisão se mascarou de avançado


"Com a tarefa de marcar um dos melhores jogadores do Tottenham, o brasileiro destacou-se no ataque

Antes dos jogos, entre a ansiedade e o convívio, é comum os adeptos tentarem adivinhar o resultado da partida e os marcadores. invariavelmente, a maioria das apostas recaem sobre os avançados, havendo até quem aponte um médio que se aproxime recorrentemente da área. A indicação de um defesa neste entretenimento pré-jogo constitui uma minoria. Apenas os admiradores dos jogadores desse sector são capazes de os indicarem. E às vezes acabam por ter razão!
A 13 de Março de 2014, o Benfica viajou para Londres, para defrontar o Tottenham, numa partida de elevado nível de dificuldade. Os ingleses confiavam no factor casa para conseguir um bom resultado, por se manterem invictos há 11 jogos disputados no White Hart Lane, a contar para as competições europeias.
A imprensa portuguesa ressaltava também a qualidade do ataque dos Spurs, devido às diferentes características dos jogadores, desde a velocidade de Lennon, à qualidade técnica de Eriksen, do pragmatismo de Kane, à capacidade física de Adebayor, apontando o atleta do Togo como a principal referência ofensiva e, como tal, o grande perigo para os 'encarnados'. No entanto, eram perentórios de que o Benfica tinha o jogador perfeito para o conseguir travar: Luisão. Fundamentavam a sua escolha através do excelente registo do brasileiro perante avançados possantes: 'desde que chegou à Luz em 2003/04, o defesa já teve de medir forças com 15 avançados cuja altura é 1,90m ou superior. Só cinco atacantes tiveram a força e o engenho suficientes para escaparem à marcação do brasileiro e baterem os guarda-redes encarnados'.
Incumbido dessa tarefa, Luisão superou as expectativas, anulando completamente Adebayor. Com o condão de brilhar nas partidas decisivas, o defesa foi fundamental para a vitória do Clube por 3-1, numa 'exibição colossal coroada com dois golos'. A imprensa ficou rendida à sua prestação, tecendo rasgados elogios ao capitão: 'foi o melhor defesa e o melhor atacante dos encarnados e só não foi o melhor médio porque é impossível um homem só estar em todo o lado'.
Ao longo das 16 épocas de 'águia ao peito', o 'Girafa' evidenciou-se em vários momentos fulcrais. Recorde-os na exposição temporária Luisão - Dias de Luta, Dias de Glória, no Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!