Últimas indefectivações

sábado, 22 de junho de 2019

Basquetebol 18/19

"Terminou na passada segunda-feira a época do Basquetebol e agora é a altura ideal de fazer uma introspecção da época. O Benfica voltou a deixar escapar o título (desta vez ainda fomos à Final), fomos eliminados na primeira ronda da FIBA Europe Cup, ficámos nos quartos-de-final da Taça de Portugal e fomos finalistas vencidos na Taça Hugo dos Santos. Pelo meio tivemos um total de oito estrangeiros quando o limite é de apenas quatro e dois treinadores. Foi o descalabro total para aquilo que era suposto ser uma temporada completamente diferente. Dos 18 atletas que fizeram parte desta equipa neste ano, apenas 4 estavam cá no últimos anos e outros 2 eram da equipa B. Tudo o resto foi contratado no último verão.
A época começou logo com a eliminação na 2º Eliminatória da Qualificação para FIBA Europe Cup. Apanhámos o Dinamo Sassari, que viria a vencer a prova e está neste momento a discutir o Campeonato Italiano na Final contra o Venezia. Aqui nada a dizer, foi muito azar. De resto, o início da temporada foi bastante bom. Tivemos quinze vitórias consecutivas na Liga, onde se destaca uma vitória contra o Porto e outro contra a Oliveirense. No final de Janeiro chegou a primeira derrota, no Dragão Caixa, e a partir daí foi sempre a descer. Duas semanas depois perdíamos a Taça Hugo dos Santos na Final. Na semana a seguir somavamos a segunda derrota na Liga em Oliveira de Azeméis. Em Março fomos eliminados da Taça de Portugal pela Ovarense. Arturo Alvarez é despedido e Carlos Lisboa assume o lugar. Mas nas semanas a seguir somámos mais três derrotas para o Campeonato (Ovarense, Oliveirense e FC Porto). Terminámos a Fase Regular com cinco vitórias consecutivas e com o 2º lugar na Classificação.
No playoff, demos continuidade às vitórias e batemos CAB e FC Porto ambos por 3-0 em jogos. Foi a nossa segunda sequência maior de vitórias consecutivas. Na Final até ganhámos o jogo 2 em Oliveira de Azeméis, mas na Luz perdemos a vantagem caseira que tínhamos ganho. A Oliveirense foi Campeã por 3-1 em jogos e o grande investimento que o Benfica fez revelou-se inútil
Os erros foram muitos. A começar pela escolha dos treinadores. Arturo Alvarez nunca trouxe um Basquetebol muito eficaz ou inteligente. Depois, os jogadores que foi trazendo, revelaram-se apostas completamente ao lado. Kris Joseph não ficou um mês. Xavi Rey fez 11 jogos. Álex Suarez só serve para lançar de 3pts e não é todos os dias. Quentin Snider nunca foi bem utilizado, mas no Imortal fez um belo fim de época. Juan Cantero tem algumas coisas que se aproveitam. Mickell Gladness é o rei dos turnovers. É impressionante como é que um clube como o Benfica é tão mau a contratar estrangeiros. Todos estes jogadores vieram de bons Campeonatos. Ainda assim, pareceram inúteis contra a Oliveirense que foi buscar Travante Williams à Georgia, Eric Coleman à Liga Angolana, James Ellisor à 2º Divisão Francesa, Thomas de Thaey à 3º Divisão Francesa. Não faz sentido nenhum.
Para o ano, parece que Carlos Lisboa vai continuar. Para mim é um erro. Foi despedido porque o Basquetebol que a equipa apresentava era fraco. Esteve três meses na equipa principal e o Basquetebol continuou a ser fraco. É o principal responsável pela derrota na Final, pois apesar dos nossos estrangeiros serem algo limitados, a verdade é que a maneira como a equipa defendia e preparava o ataque era a maior limitação. O Benfica perde o Jogo 3 no Prolongamento depois da Oliveirense repetir a mesma jogada ofensiva e defensiva 3-4 vezes, sem que Lisboa tivesse pedido um timeout a corrigir os erros.
Cláudio Fonseca vai para o Sporting. Imagino que dos estrangeiros todos, talvez só fique o Micah Downs, se ficar. Todos os outros devem sair. Dos portugueses (além do Cláudio Fonseca), devem continuar todos ou quase todos. Arnette Hallman, Miguel Maria e Fábio Lima foram contratados o ano passado. Não faria sentido saírem. José Silva tem contrato. Gonçalo Delgado e Rafael Lisboa são da formação. As únicas dúvidas são Jacques Conceição e Tomás Barroso. A nível de reforços está já assegurado o regresso de Betinho Gomes.
Para mim o Basquetebol é a modalidade que deveria ter o orçamento mais baixo do Benfica. É a modalidade onde há mais atletas acima da média para a nossa Liga e é também a modalidade onde temos menos probabilidades de ganhar na Europa. A Oliveirense foi Campeã com jogadores de Divisões de quarta/quinta linha da nível Europeu. Com um bom departamento de prospecção seríamos capazes de ter uma equipa muito mais competitiva e a um orçamento muito mais baixo. Desbloqueando orçamento para o Futsal, para o Hóquei e Voleibol onde temos reais hipóteses em provas europeias."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!