Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de março de 2019

Que ninguém fique à porta por causa da idade

"A juventude a dar cartas na Europa

«Podia lançar aqui o Nuno, mas ainda não jogou, e vou optar por fazer aqui uma adaptação…»
Um dia ouvi um treinador dizer isto e fiquei escandalizado. Desde logo porque o Nuno era eu, e depois porque aquele argumento, apresentado perante todo o grupo, era de uma injustiça tremenda.
É provável que aquela frase não tenha passado de uma desculpa esfarrapada para esconder outros argumentos, porventura bem mais válidos. Mas ficou-me na memória: como é que a falta de jogos podia ser argumento para… não jogar?
No futebol a experiência não pode ser critério para nada, sobretudo quando é calculada apenas com base na idade. E o problema está na frequência com que se confunde com maturidade. Como se, aos 19 anos, Matthijs de Ligt não tivesse mais maturidade do que muitos jogadores acima dos 30 anos. 
Agora imagine que, a 26 de Setembro de 2016, o treinador Peter Bosz tinha metido na cabeça que aquele miúdo loiro, que tinha acabado de fazer 17 anos, não tinha idade para jogar na equipa principal do Ajax.
Três anos passados, De Ligt é capitão da equipa do Ajax que eliminou o tricampeão Real Madrid e seguiu para os quartos de final da Liga dos Campeões.
O histórico emblema holandês conseguiu este feito com uma média de idades de 24 anos, precisamente a mesma com um Manchester United «remendado», por força da ausência de dez jogadores, conseguiu uma reviravolta épica no Parque dos Príncipes.
A semana europeia vem, por isso, provar que o talento não tem idade. E até pode ser verdade que nenhum clube ganha só com formação, mas a culpa não é da idade. Nenhuma academia do mundo consegue alimentar um plantel inteiro com a mesma qualidade, já para não falar que poucos são os emblemas que podem dar-se ao luxo de segurar os talentos que formam.
A aposta na formação nem deveria chegar a ser uma opção, mas sim uma realidade incontornável para qualquer clube, independentemente da dimensão. E depois, na altura de bater à porta da equipa principal, a idade jamais pode ser critério. Nem por excesso."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!