Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Ricas em fibra

"Podia ser o título de um artigo sobre aconselhamento nutricional mas, de facto, não o é... e, quando penso neste título, a única imagem que me ocorre é o sprint de Diana Silva (e consequente cruzamento para desfecho exímio de Carolina Mendes) e o arranque de Ana Mendes que, curiosamente, colocou o jornalista que relatava o jogo a dizer "é golo, é golo...", antes mesmo de o ser.
Ricas em fibra.
De facto, as atletas da nossa selecção nacional de futebol sénior, a disputar por estes dias aquele que está a ser o primeiro Campeonato da Europa, em competição feminina, conquistaram o seu lugar nesta prova graças à sua fibra e, com ela, conquistaram o seu primeiro golo e a sua primeira vitória, deixando no ar a esperança de uma fase de grupos bem sucedida (com consequente apuramento para fase final).
O desempenho que esta equipa vem tendo, fruto da dedicação e sacrifício de cada uma das atletas, mas também da sua equipa técnica e todo o staff que, com elas, dirige os seus esforço (por certo, já há bastante tempo) para aquela que é a missão da Selecção, tem vindo a mostrar uma admirável coerência e consistência.
A vantagem de quem parte, como Portugal, sem a pressão de se "afirmar campeão", permite, muitas vezes, que equipas "surpresa" venham a reclamar um lugar entre os grandes (recorde-se, o exemplo do Leicester na Premier League, na época 2015/16).
Para isso, torna-se muitas vezes imperativa, a existência de uma noção muito clara de "Equipa" (quase numa lógica de "tribo") e uma centração claríssima nas tarefas que possam conduzir à melhoria de performance jogo-a-jogo - não sendo, desde logo, fácil esta tarefa, mais difícil se torna quando a equipa, de forma involuntária e inconsciente, começa a tomar para si a vontade e expectativa dos adeptos - Vencer.
De facto, uma clara noção das tarefas em campo, aliadas a uma forte comunicação e sentido de cooperação e entreajuda serão, à partida, ingredientes preciosos para que o desempenho se supere a cada acção, a cada jogo - aliás, nada de novo e nada que esta equipa não tenha já evidenciado mas, o desafio que se começa a impor é como manter a atenção neste propósito quando os adeptos e o próprio "coração" pede para "Vencer"...
Uma coisa, por certo, ninguém lhes poderá retirar.
A História já está feita... Portugal deve já, a estas atletas, a sua homenagem por, uma vez mais, terem elevado a imagem do País e da qualidade do Desporto Português.
A partir daqui, mantendo a sua atenção no que verdadeiramente controlam - o seu comportamento, a sua capacidade de entrega - o que é importante mesmo é que saibam viver o resto desta competição como a oportunidade, que transporta em si mesma a mera participação, de aproveitarem cada treino e cada jogo para elevarem, ainda mais, as suas competências (físicas, técnico-tácticas e psico-emocionais) individuais e de equipa.
De facto, e até ao final da prova, a "cor e o rosto" do adversário pouco importa... o que trarão para "casa" (para a nossa e para a delas também), será a fibra com que se debateram a cada duelo, a rapidez com que reagiram a cada "percalço" e a alegria com que comemoraram cada sucesso.
Afinal, e como no caso do exemplo de tantos outros Atletas, um espelho do que nós próprios poderemos imprimir na nossa Vida."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!