Últimas indefectivações

domingo, 12 de fevereiro de 2023

5 alternativas a Florentino Luís no SL Benfica


"Florentino Luís é a âncora da sua equipa, o seguro de vida de toda a linha ofensiva do Sport Lisboa e Benfica, tudo isto personificado num homem discreto, muito jovem, com uma margem e um potencial de crescimento enormes, que fazem dele um dos “trincos” mas apreciados da europa do futebol.
Andou cerca de dois anos meio perdido em empréstimos, não se sabia bem qual seria o seu destino. Desceu do céu ao inferno muito rapidamente, num dia era titularíssimo da equipa encarnada e estava referenciado por todos os grandes clubes, no outro foi deixado de parte por um treinador que preferiu outro tipo de jogadores para a posição que, na minha opinião, eram todos inferiores ao “polvo” da Luz. Aos 23 anos, vive um dos melhores momentos na sua ainda curta carreira, sendo peça fundamental para Roger Schmidt que, em boa verdade, é um dos grandes “culpados” do sucesso de Florentino, porque soube trazer à tona todas as capacidades de um jogador que, para mim, é absolutamente fabuloso, e que encanta as bancadas da luz com o perfume e a simplicidade mais pura do seu futebol.
No entanto, e apesar de reconhecer que “Tino” é fenomenal, é sempre necessário procurar alternativas no mercado que estejam à altura de substituir um jogador deste calibre, quer eventualmente pelos possíveis problemas físicos que possam surgir, ou por uma grande proposta que possa chegar aos escritórios encarnados.
Recentemente, li uma frase num blog desportivo que ficou na minha memória, e que retrata na perfeição o papel de Florentino no SL Benfica: “95% da terra está coberta por Florentino e os 5% estão cobertos pela sua sombra”. Esta citação é absolutamente deliciosa e serve para honrar um jogador que passou de imprescindível para esquecido num par de meses mas que com trabalho, resiliência e com a confiança de um visionário como é Schmidt, é neste momento o porto seguro de uma equipa e, quiçá, de uma seleção nacional.
Meus senhores e minhas senhoras, apresento por isso as 5 opções para colmatar a ausência do “Kanté” do futebol português, o nosso Florentino Luís.

5. Morten Hjulmand, 23 anos (US Lecce) – A qualidade em todas estas escolhas foi, logicamente, o meu principal requisito, e Morten Hjulmand tem em demasia! O jogador dinamarquês ocupa o último lugar da minha shortlist simplesmente por ser um jogador que não aprecio a nível físico, mas que é fortíssimo no capítulo na construção de jogo como outros que aqui cito, no entanto acaba por ocupar esta posição muito por culpa da sua fisionomia. Vale a pena ressalvar que cumpriu até ao momento 20 jogos nos possíveis 22 da sua equipa, com um bom registo de 5 assistências realizadas para golo.

4. Joris Chotard, 21 anos (Montpellier HSC) – Gosto muito deste jovem francês. Aos 21 anos já é um titularíssimo da sua equipa e destaca-se sobretudo pela sua capacidade de passe em profundidade e desarme aos seus adversários. Não é tão elegante como Florentino, é certo, mas é uma opção muito interessante de um jogador forte no capítulo da construção de jogo.

3. Aníbal Moreno, 23 anos (Racing Club) – Um autêntico “pitbull” este argentino. Totalista no Racing, somou 47 jogos nas pernas na época passada, onde apontou 3 golos. É o típico médio argentino, ao estilo de Cambiasso e de tantos outros, forte, agressivo no bom sentido, com uma boa meia distância e uma capacidade de adaptação à realidade portuguesa que pode um fator positivo para as vontades do Sport Lisboa e Benfica.

2. Niklas Dorsch, 25 anos (FC Augsburg) – Fiquei genuinamente impressionado com as características deste médio que veio do segundo escalão do futebol alemão. Esteve muito tempo ligado ao FC Bayern, mas foi na Bélgica que mostrou todas as suas qualidades ao serviço do KAA Gent, qualidades estas que lhe valeram o regresso à Alemanha. É um jogador muito leve, de recorte fino para um médio de cariz mais defensivo, com pormenores de 8. Esta época soma apenas 4 jogos na Bundesliga, e tem estado de fora do esquema inicial da sua equipa, mas é sem dúvida um jogador a ter bastante em conta!

1. Alan Varela, 21 anos (CA Boca Juniors) – Para mim, Varela está isolado no primeiro lugar desta curta lista. É outro pedigree, já bastante evoluído, soma pretendentes atrás de pretendentes, entre eles o FC Barcelona, que olha para ele como um substituto à altura de Busquets. É um jogador de passada larga, uma cultura tática apuradíssima e uma leitura de jogo ao nível dos grandes jogadores. Forte tecnicamente, possuí também uma boa meia distância e é muito forte na antecipação. A meu ver, este jogador seria um reforço de elite para o Sport Lisboa e Benfica e um substituto à altura de “Tino”, sendo que até poderia casar bem no onze com o jovem português."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!