Últimas indefectivações

domingo, 12 de fevereiro de 2023

A prática desportiva no combate à ansiedade


"Eis uma pergunta legítima: será que a prática desportiva é eficaz no combate contra a ansiedade? Exercitar o corpo é, frequentemente, apresentado como importante nesta luta. Para além de prevenir os ataques de ansiedade, é uma forma de “desviar” o cérebro de pensamentos stressantes. A prática desportiva não faz milagres. Todavia, tem um impacto positivo no sistema nervoso. E como é que ajuda? Libertando neurotransmissores reguladores de humor e hormonas, tais como a dopamina, serotonina e endorfinas.
É tudo? Não! Segundo os especialistas, nos cérebros ansiosos, os neurotransmissores não são transmitidos de uma célula para outra de forma muito eficiente, pelo que não fluem através do cérebro tão eficazmente como deveriam. O exercício físico é uma das práticas que pode ajudar a regular isto. Treinar com um grupo de amigos(as) é ainda mais benéfico para as pessoas com ansiedade, uma vez que o aspeto social as ajuda a serem mais consistentes na sua prática.
Uma outra questão: quais são as condições para que a prática desportiva seja eficaz? Novamente, certos especialistas recomendam essa prática quatro a cinco vezes por semana e o exercício deve durar pelo menos vinte minutos. Aconselha-se que a prática desportiva seja feita de manhã. Há uma inversão do ritmo entre o sono e a vigília pela manhã. Há também um pico de cortisol para a maioria das pessoas que se situa entre as 7h30 e as 8h30. Ora, para ser eficaz é preciso ter lugar antes do pico do cortisol. É preciso levantar cedo e fazer exercício regularmente. Nada fácil, para muitos(as). Mas, nestas condições, a eficácia do exercício físico é bastante comparável à dos medicamentos. Assim, a prática desportiva pode ser eficaz."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!