Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Museu do Benfica em casa

"As portas estão fechadas ao público, mas o Museu Benfica Cosme Damião não pára.
A vocação do Sport Lisboa e Benfica é essencialmente desportiva, mas há outras vertentes a que o nosso clube se dedica como, por exemplo, a promoção cultural, tendo aqui o nosso museu um papel fundamental.
A missão do Museu Benfica Cosme Damião é preservar, valorizar e difundir o património cultural do Clube através da sua conservação, investigação, interpretação e comunicação, bem como de outras acções de cariz pedagógico e cultural.
Não obstante as limitações derivadas do surto de coronavírus, o nosso museu e todos os departamentos a ele afectos persistem no cumprimento da sua missão, aproveitando os meios disponíveis online para comunicarem com o seu público, nomeadamente os benfiquistas.
Entre as acções empreendidas consta o projecto #MuseuBenficaEmCasa. Trata-se de uma iniciativa que promove a disponibilização de materiais e actividades para toda a família no site do museu. 
Assim, estão disponíveis, para download, materiais construídos pelo serviço educativo do museu como, por exemplo, troféus, bolas de futebol, camisolas 3D, entre muitos outros objectos.
A iniciativa poderia ser exclusivamente dedicada às faixas etárias mais jovens, mas optou-se por alargar o leque de destinatários. Além de desenhos para colorir e máscaras que se podem recortar e usar das mais variadas formas, foram ainda disponibilizados, e continuarão a ser, artigos da secção do Património Cultural publicados no jornal O Benfica. Neles constam várias histórias ligadas ao Clube e ao dia a dia do museu e de todos os que trabalham em prol da Direcção de Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica.
Adicionalmente, nas redes sociais do museu, estão a ser publicados conteúdos que apelam às boas práticas de higiene e saúde mostrando, simultaneamente, o acervo do Clube ou fazendo uma ligação à nossa realidade. Por exemplo, sugerindo que se cante o "Ser Benfiquista" enquanto se lava as mãos para que se cumpram os 20/30 segundos recomendados pelas autoridades da Saúde.
Estes conteúdos têm merecido enorme atenção por parte dos seguidores do Museu Benfica Cosme Damião nas redes sociais, cumprindo assim o museu a sua dupla intenção nesta iniciativa, a da promoção cultural e a da contribuição para a prevenção e mitigação da propagação do coronavírus.
#fiqueemcasa"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!