Últimas indefectivações

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Como mais ninguém no mundo pode...

"Claro que a actividade do Sport Lisboa e Benfica não se resume, nem se pode reduzir, ao Futebol. A magnificência hoje atingida pelo Glorioso - vai para cento e dezassete anos - chega-nos crescentemente do impressionante conjunto de atletas e de cidadãos que continuam a representar nos nossos dias a mesma essência de uma ideia-forte fundacional. Essa matriz identitária, única ('E pluribus unum...'), sempre foi sendo acrescentada e reforçada num universo de Sócios e adeptos em constante expansão, porque desde cedo não se circunscreveu apenas ao movimentado meio do desporto-rei: o Benfica sempre cresceu a envolver o esforço de muitos homens mulheres que nos honram, de 'Manto Sagrado' sobre o tronco, em muitas modalidades, especialidades e escalões desportivos.
Mas, evidentemente que, nos dias que vivemos, o fascinante Futebol impera no coração dos Benfiquistas. No decurso da época que estamos a viver com semelhante intensidade à de tantas outras, temos acumulado resultados excepcionais e históricos. Nenhum dos nossos adversários, nem sequer nenhum dos nossos rivais menos distantes, deixa de reconhecer o mérito das prestações da equipa principal do Benfica.
Nos contextos deles, alguns bem podem iludir-se com desesperados 'mind games' à sua dimensão, para tentarem disfarçar incredulidades e desesperos; mas, lá no fundo, eles bem sentem que o chão lhes foge debaixo dos pés, enquanto o Benfica exibe compromisso, segurança, capacidades e sentido de vitórias.
Em todo o caso, no Desporto e, naturalmente, também no Futebol, nada, nunca antes do último apito, podemos ter como certo: a qualquer momento pode ocorrer um passe mal executada, uma bola perdida, um dia não... e ali se perde um jogo decisivo!
No campo, sobre a relva, nenhum executante pode perder o foco do seu esforço: e, quantas vezes, depois de um lance infeliz, não precisamos todos de viver ainda mais intensamente, o verdadeiro sentimento do Campeão para recuperar e voltar a estar por cima? Se assim se passa na vida comum, mais importante é que saibamos superar-nos nos momentos mais decisivos da competição. E a verdade é que, no Futebol de hoje, os Jogadores do Benfica bem sabem que nunca vão sozinhos...
Em seu torno, a envolvê-los, está sempre o compromisso imaginário e real de milhões de Benfiquistas que os empurra para a vitória que todos esperamos. Sempre: sejam quais foram as circunstâncias, tenham sido quais fossem as vitórias, os empates ou, até mesmo, uma inesperada derrota anterior. É que, hoje, na bancada, todos nós sabemos que, no momento certo, o Benfica sabe jogar 'à Benfica', como mais ninguém no mundo pode..."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!